Escola de Pescadores de Macaé promove I Seminário de Pesquisação da Cadeia da Pesca

05/10/2005 17:56:06 - Jornalista: Cesar Dussac

A Escola Municipal de Pescadores de Macaé promoveu nesta quarta-feira (05), de 13h30min às 17h30min o I Seminário de Pesquisação da Cadeia de Pesca de Macaé. É um evento que faz parte das comemorações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Estiveram presentes familiares de pescadores e diretores de escolas da rede municipal, da 1ª à 4ª série do ensino fundamental. A diretora da Escola, professora Tânia Pacheco, falou dos objetivos e público-alvo do evento.

- O seminário tratou da apresentação da proposta da PAPESCA aos diretores das escolas da 1ª à 4ª série da rede municipal de ensino e a familiares de pescadores, bem como mostrou as atividades realizadas pela Escola desde sua criação, há três anos, e fez a apresentação dos objetivos da escola e suas propostas de formação de profissionais ligados à área.

Segundo Tânia Pacheco, a presença desses diretores foi muito importante, para que professores e alunos saibam o que a Escola oferece aos alunos que vão ingressar na 5ª série, com perspectivas de se profissionalizar numa área onde os recursos não são finitos, desde que as futuras gerações e administradores da região cuidem bem do meio ambiente e dos recursos naturais.

A sub-secretária Leda Vieira lembrou palavras da secretária de Educação Milmar Pinheiro. “A Escola de Pescadores representa novos tempos, em que Macaé tem que se preparar, formar as bases para daqui algumas décadas, quando o petróleo deixar de ser abundante na Bacia de Campos”.

A diretora geral da Escola, professora Tânia Pacheco, citou as matérias que compõem a grade curricular da escola. “Oficina de Construção Naval, em que os alunos já construíram pequeno barco de pesca, Arte de Marinharia, em que aprendem a navegar e se orientar no mar, Peixes Ornamentais, com base na aqüicultura, Organização para o Trabalho, em que aprendem a tratar o pescado, separar, limpar, embalar e comercializar o produto, Ecologia, que dá conhecimentos relativos aos ecossistemas da região, como manguezais, berçários de produtoção de alimentos para os peixes, Criatividade/artesanato, Culinária, Capoeira, Teatro. Segundo a professora Tânia, todos são elementos importantes na formação do cidadão pescador, proposta maior da escola.

Foram apresentadas ações de pesquisação. Dentre elas, o projeto Pró-Tuba da Ong Instituto Ecológico Aqualung, que coleta dados e informações com o objetivo de entender a situação da pesca dos tubarões no Brasil. A Escola de Pescadores participou do projeto piloto. Outro trabalho divulgado foi o Empreendimento Econômico Solidário, Soltec, cujo coordenador é o professor da UFRJ Sidney Lianza.

A professora de Organização para o Trabalho, Fernanda Carvalho, também da UFRJ, falou do Centro de Beneficiamento do Pescado. “A proposta é preparar mulheres para a atividade. Para sua implementação, o projeto foi enviado à FINEP, órgão federal de investimento em pesquisas e financiamento e aguarda resposta dentro de 15 dias”, informou Fernanda. Segundo ela, outra proposta para obtenção de recursos foi enviada à Petrobras. Fernanda informou também que todo o trabalho contou com a aprticipação da Secretaria de Trabalho e Renda, incubadora de empresas, Secretaria da Indústria e Comércio e os professores da Escola e da UFRJ.