Escola Fantina, no Frade, ganha ampliação

31/01/2019 17:14:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Maurício Porão

Unidade ganhou anexo com salas de aula, espaços para leitura e recreação

Foi inaugurado nesta quinta-feira (31) o anexo da Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello, no distrito do Frade, na região serrana. A nova área amplia a capacidade de atendimento da unidade com mais quatro salas de aula, além de oferecer espaços para maior conforto e comodidade dos 220 alunos da Educação Infantil e 1º ao 5º ano que estudam no local.

O novo anexo conta ainda com sala de recursos multifuncional, escovódromo, almoxarifado, dois banheiros com acessibilidade (masculino e feminino), sala de leitura, pátio coberto para recreação e Educação Física, espaço para horta, sala para direção e secretaria. O espaço também recebeu ampliação da cozinha, copa, área de serviço, refeitório e dispensa.

O secretário de Educação, Guto Garcia, agradeceu o comprometimento das diretoras Ruthe Grativol (geral) e Andrea Passos (adjunta) e da comunidade. "O anexo ficou com uma estrutura muita boa. Com certeza a volta às aulas na próxima segunda-feira (4) será diferente. O espaço é uma reivindicação antiga da comunidade escolar ", comentou, acrescentando que a prioridade deste ano letivo é expandir o atendimento com reformas, ampliação e construção de novas unidades. "A intenção é atender a demanda da Serra e de bairros como Lagomar onde estão sendo construídas duas escolas, uma de Ensino Fundamental e outra de Educação Infantil, além das novas unidades no Jardim Franco (São José do Barreto) e Ajuda", ressaltou.

Para as duas primeiras semanas de aula, os alunos do Fantina participarão de uma acolhida especial. "Estamos preparando atividades diferenciadas como recreação dirigida a cada segmento, ministrada pelo professor de Educação Física", destacou a diretora Ruthe.

O novo espaço foi aprovado pelos moradores da Serra. A representante da Associação de Moradores, Rosane Cunha do Nascimento, agradeceu a atenção com a escola. "Este é um sonho antigo de todos que moramos na comunidade. Agora poderemos ver a garotada estudar em um lugar mais espaçoso. Tenho duas netas que estudam na escola e faço questão de fazer parte do Conselho Escolar e me integrar à escola", explicou.

Durante a inauguração, o novo espaço recebeu a visitação de pais dos estudantes. Entre elas estavam Danielle Assis. "Tenho filhos na escola. Com certeza a Ane Victória, Afonso, Antony e Artur vão gostar muito desta ampliação", conta. Já Núbia Brandão fez questão de levar a filha para conhecer a nova unidade. "Ficou excelente. Matriculei minha filha na escola este ano. Ela vai começar a vida escolar em um ambiente adequado. Estou encantada", comentou.

De acordo com os dados do cadastro da matrícula, neste início de 2019, já foram registrados cerca de 40 novos alunos para as turmas de Educação Infantil e cerca de 30 para o 1º ano do Ensino Fundamental que vão estudar na escola ampliada.

Fantina de Mello

A Escola Estadual Municipalizada Fantina de Mello foi criada em 1962. O nome da escola é uma homenagem à Fantina Maria de Mello, assistente social carioca que acompanhou a filha Joaquina Maria Castro, professora que foi lecionar na escola do Frade, após se formar na Escola Normal, em Petropólis. A educadora e sua mãe ganharam reconhecimento na região serrana ao desenvolverem trabalhos pedagógicos relevantes para a comunidade durante 32 anos. A sede do espaço fica na Rua Adelino José Martins, s/n.

Participaram ainda da solenidade de inauguração os representantes da Secretaria de Educação: a secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente, as superintendentes de Educação Infantil, Mariana Duarte; de Educação Integrada, Janaína Pinheiro e a coordenadora do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, Eliane Salgado.


Fotos Relacionadas