Escola Infantil do Aeroporto será transferida para espaço próprio

28/08/2015 17:19:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Comunidade, famílias e poder público, juntos vão comemorar, na próxima terça-feira (1º), a realização de um antigo desejo dos moradores do bairro Parque Aeroporto e vizinhos, a Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Professora Maria da Conceição Carvalho. A unidade funcionava em um imóvel alugado, será transferida para a antiga sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no mesmo bairro, que foi, em apenas dois meses, totalmente reestruturada e adaptada às necessidades de ensino e de segurança da Educação Infantil. O prédio próprio da Prefeitura tem sete amplas salas de aula que comportarão sete turmas até o Pré-Escolar II em horário integral. A unidade tem ainda espaços de convivência para as 120 crianças de 0 a 5 anos de idade. A inauguração será às 17 horas.

Em dois meses, a reforma e a adaptação do prédio foram concluídas. Três novas salas foram criadas, houve a substituição dos sistemas hidráulicos e elétricos, instalados ventiladores e quadros brancos em todas as salas, além de cerca e brinquedos.

- Isso foi possível pela dedicação de toda a equipe da Secretaria de Educação, da direção da escola, e da participação da comunidade e dos familiares. Esta será uma unidade completa em termos de ambientação, com salas amplas e muito espaço para as crianças brincarem -, diz o subsecretario de Infraestrutura da Educação, José Vicente Rodrigues.

- Fico feliz porque percebo como a comunidade está satisfeita com essa mudança, que, certamente, dará mais oportunidades, pelo espaço adequado oferecido à criança, de se potencializar -, enfatiza a subsecretária de Educação Infantil, Leila Clemente.

Programa "Todos na Escola"

Essa inauguração integra as ações do Programa “Todos na Escola”. Atualmente a Secretaria de Educação atende quase 10 mil estudantes na Educação Infantil. As unidades da Rede Municipal de Educação seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Infantil, que destacam propostas pedagógicas e práticas cotidianas em prol do desenvolvimento integral das crianças.

O Plano Nacional de Educação (PNE) determina que os municípios atendam todas as crianças a partir de dois anos até o ano de 2021. Macaé já atende à lei que prevê a matrícula obrigatória dos estudantes a partir de quatro anos, mas está antecipando a determinação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), cuja previsão é matricular as crianças que completam dois anos de idade a partir de 31 de março.