Escola Municipal Olga Benário ganha sala de cultura

01/02/2018 16:52:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Espaço vai receber cerca de 600 alunos que estudam nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Eja

A Escola Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto) ganhou um novo espaço voltado para as artes e literatura. Trata-se da Sala de Cultura Ieda Moraes, inaugurada nesta quinta-feira (dia 1º). O espaço vai receber, a partir da volta às aulas (dia 5), cerca de 600 alunos que estudam nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (Eja).

Para atender os alunos e contribuir com as aulas, o local foi dotado de kit multimídia composto por aparelho de som, projetor multimídia, computador e internet, além de títulos variados de literatura, muitos deles fazem parte do acervo pessoal da professora de Língua Portuguesa, Ieda Moraes. No local, os estudantes terão a oportunidade de participar de atividades como teatro, dança, sarau, além de declamação de poemas, exibição de vídeos e empréstimo de livros no Clube da Leitura.

A Sala de Leitura vai contribuir com a ampliação das atividades pedagógicas e com o reforço dos conteúdos apresentados nas salas de aula. A abertura marcou a recepção e início das atividades pedagógicas dos professores, que estavam de férias. Na próxima segunda-feira (5), os alunos vão fazer parte de um acolhimento especial. Os estudantes do 6º ano e os pais vão participar de um encontro específico em que serão repassadas as regras de funcionamento da escola e serão dadas as boas-vindas aos alunos.

Para os diretores Márcio Fidélis (geral) e Delaine de Miranda Oliveira (adjunta) a abertura da Sala de Cultura é mais uma oportunidade de oferecer o melhor para o estudante. "Contamos com o laboratório de Ciências Integradas e, agora, com a Sala de Cultura, espaço político-pedagógico progressista para contribuir com a formação da comunidade escolar", observaram.

Profissionais da escola e estudantes também participaram da solenidade. Entre eles, estavam os representantes Max Vaz, Simone Rossi (professora de Português) e as vereadoras juvenis, Isabelle Neto Martins e Kailane Gomes Costa, ambas do 9º ano. "Esta é uma conquista maravilhosa para a escola. Temos a missão de zelar e fazer o melhor possível pelo espaço", conta Kailane.

Solenidade é marcada por homenagens

A oportunidade contou com homenagens à professora Ieda Moraes, que atuou até 2015 na rede municipal e tem uma trajetória expressiva na educação de Macaé. A pedagoga mestre em Letras e que se especializou em Literaturas de Língua Portuguesa: Cultura e Identidade em Portugal, Brasil e África também trabalhou na rede estadual. Ela também é reconhecida por atuar na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras De Macaé (Fafima), Corafro e Unamama. A professora também expressou seu amor por Macaé ao escrever poesias e artigos diversos.

Estavam presentes na homenagem profissionais da escola, equipe técnica da Secretaria de Educação e familiares da professora Ieda. Entre eles, Rômulo Alexander Campos Júnior (filho) e Júlia Campos (neta). "Estamos felizes. Ela teve cinco netos e dois filhos. Não sabia a dimensão do reconhecimento da minha mãe para a educação. É muita honra saber que minha mãe dá nome a um espaço tão importante para comunidade escolar. Que esta escola conte com a alegria, sorriso, determinação e emoção, que eram repassados por ela", pontuaram.

Estiveram na solenidade de abertura a secretária Adjunta de Educação Básica, Leila Clemente, que representou o secretário de Educação, Guto Garcia; a superintendente de Ensino Fundamental, Balade Aref e a presidente do Conselho Municipal de Educação, Gelda Rodrigues. "A Sala de Cultura marca a trajetória da Escola Municipal Olga Benário Prestes. A homenagem à professora Ieda Moraes nos enche de orgulho. Ela foi e é muito importante para a educação", ressalta.

A solenidade contou ainda com a participação do presidente da Associação de Moradores do São José do Barreto, Jorge Luís de Almeida; do vereador Marcel Silvano e do representante da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé (Fafima), Francisco Carlos Gomes. Em seu discurso, ele apresentou a ideia que o espaço seja realmente voltado para cultura. "Que esta escola continue com o compromisso da educação levando o comprometimento e pensamentos de cidadania, paz e alegria da professora Ieda Moraes", comenta.


Fotos Relacionadas