Escola Polivalente: reforma vai durar mais tempo do que o previsto

17/09/2008 16:50:30 - Jornalista: Simone Noronha

Sem nunca ter passado por uma reforma geral, a obra de recuperação da Escola Estadual Municipalizada Polivalente, na Costa do Sol, vai durar mais tempo do que o previsto. A Secretaria de Educação de Macaé pede a compreensão dos alunos e funcionários pelos transtornos, já que a obra está tendo que ser feita mais devagar do que o previsto por problemas na estrutura do prédio. A previsão é de que a primeira etapa fique pronta até o final de outubro.

A arquiteta Cláudia Coquito, da Secretaria de Obras, explica que inicialmente a obra previa o reforço estrutural no prédio, que apresenta vários problemas, principalmente de infiltração. Quando a equipe começou o trabalho, verificou que a obra teria que ser bem mais complexa: a escola foi construída já com problemas nas ferragens, o que provocou ao longo do tempo desgastes em toda a estrutura.

- Quando começamos a quebrar para iniciar a obra, verificamos, por exemplo, que foram usadas sucatas de ferro para a estrutura das lajes. É uma obra muito delicada, pois estamos tendo que trocar os telhados, lajes e janelas. Para completar, as equipe estão tendo que trabalhar apenas no intervalo das aulas, para não atrapalhar os alunos. Já fizemos reuniões com a direção da escola explicando toda a situação, que está sendo repassada aos pais dos alunos, explicou a arquiteta.

Nesta primeira etapa, estão sendo recuperadas cinco salas de aula, que foram desativadas. Ao todo, a Polivalente tem 25 salas – a obra será feita em cinco etapas, sendo cinco salas de cada vez. A Secretaria de Educação espera que toda a escola fique pronta já para o início do próximo ano letivo. Os trabalhos poderão ser acelerados durante as férias de janeiro. Construída na década de 70, a escola foi municipalizada em 1983. Hoje, a Polivalente atende a cerca de mil alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental.