Escolas apresentam projetos na Feira do Pequeno Cientista

31/10/2008 16:52:09 - Jornalista: Ana Carolina Benjamin - estagiária

Vinte e uma escolas da rede municipal de ensino de Macaé apresentaram nesta sexta-feira (31) os seus trabalhos do projeto Pequeno Cientista, desenvolvido pela secretaria de Educação com alunos da Educação Infantil e do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental. Os trabalhos foram apresentados na futura sede do Cemeaes VII, na antiga Fazendinha Coqueiral. Foram apresentados os melhores trabalho de cada escola.

Uma das escolas que apresentaram seu trabalhos foi oCentro Educacional Walter Boshiglia, especializado em deficientes visuais. Os alunos convidavam os visitantes a vendar os olhos e a experimentar diversas sensações, sentindo um pouco como é o dia a dia de um cego, através de sensações, do toque e contato com objetos de diferentes formatos e densidade. “Estamos aprendendo a pesquisar na Internet, e nos divertimos muito com este trabalho”, disse o aluno Marcos Vinícius.

Já o os alunos Jonathan Carvalho e Ana Paula Pereira, do Colégio Municipal Generino Teodomiro de Lena, desenvolveram um condensador de água, que retira do mar a água salgada e a transforma em água doce para consumo.

De acordo com a coordenadora de Educação Infantil da secretaria, Elisa Portugal, o objetivo da feira é levar às crianças o contato com a metodologia cientifica, mostrando que a ciência é uma maneira de fazer descobertas, observações e experimentações.