Escolas da rede municipal são finalistas de concurso cultural do Ministério da Cultura

10/12/2013 17:35:00 - Jornalista: Joice Trindade

A rede municipal de Macaé é um dos destaques do concurso cultural "Bú.Histórias de Medo e Coragem". De um total de 3.500 trabalhos inscritos, 37 histórias foram selecionadas para participar, na tarde desta quarta-feira (11), da etapa final no auditório da Ampla, em Niterói. Entre as finalistas, duas histórias produzidas por representantes da Escola Municipalizada Fazenda Santa Maria, no Horto e a unidade municipal Fantina de Mello, no Frade. Na ocasião, os jovens autores macaenses vão apresentar suas histórias para um corpo de jurados.



"Bú. Histórias de Medo e Coragem" é um programação que tem o objetivo de premiar os melhores contos e é direcionada aos estudantes do 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. No estado do Rio de Janeiro somente os municípios de Niterói, Petrópolis, São Gonçalo, Teresópolis e Macaé foram selecionados para participar do concurso. A expectativa é grande para as escolas integrantes, pois ainda nesta quarta-feira será escolhida a história vencedora que premiará a escola, o professor e a dupla de alunos. No entanto, os dois textos das duplas do município farão parte do “Livro das Crianças”, uma coletânea especial do concurso.

Os alunos-escritores da unidade municipal Fazenda Santa Maria, que participarão da etapa final nesta quarta-feira, são; Juliane Novaes de Sá, de 11 anos, e Marcelly Reis Cordeiro, da mesma idade. Com o auxílio e dedicação da professora da unidade, Adriane da Silva Lima, elas foram escolhidas pela produção do texto “Armadilha da Morte”.

O orgulho da rede municipal também fica por conta da seleção do texto original “A Maldição da Mula”, de autoria das jovens autoras Catarina Freitas Rasma, de 12 anos (5º ano), e Millena Freitas Rasma, de 10 anos. As alunas contaram com a ajuda dos diretores da escola e da professora, Elaine de Oliveira da Fonseca Alves. A dupla, que faz parte da mesma família, já está reconhecida na Serra pela produção textual de destaque.

Diante do concurso e de outras programações culturais, os estudantes de Macaé são alvos de elogio de toda rede municipal, tendo em vista que a seleção do concurso foi bem criteriosa. Para escolha, uma comissão julgadora composta pela equipe coordenadora do concurso avaliou os seguintes critérios; estrutura, coerência, coesão, registro, proposição e apresentação. Em cada estado, foram selecionados cinco contos finalistas. No entanto, os trinta melhores contos serão organizados em uma coletânea, que será distribuída gratuitamente para os autores, escolas e bibliotecas do país.

Desenvolvido pelo Ministério da Cultura e Programa Endesa Brasil, o concurso envolveu professores que atuam nas salas de leitura da rede municipal de ensino. Segundo a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, é uma honra estar consolidando em Macaé a formação de alunos leitores e escritores. “Estamos muito felizes. A torcida em Niterói pelos alunos do município será grande”, ressaltou.

Já a coordenadora de Leitura da rede municipal, Leila Mancebo, lembrou que a seleção de dois textos representantes do ensino municipal é a prova da motivação de toda equipe pedagógica das unidades participantes.

- Pudemos perceber não apenas o interesse pela leitura e escrita, mas o desenvolvimento da capacidade criativa dos alunos. Vamos continuar com este trabalho de reforçar o processo da leitura e escrita -, disse Leila Mancebo.

A coordenadora lembrou, também, que para melhor orientação quanto à produção dos contos, cerca de 50 professores que trabalham nas salas de leitura participaram de um encontro especial com a presença da contadora do Programa Endesa Brasil de Educação e Cultura, Kiara Terra.

Julgamento - As quatro escolas dos alunos, que conquistarem o 1º lugar, sendo uma proveniente de cada região, participante receberão uma filmadora digital. Já os professores ganharão um tablet e a dupla de alunos, que ganharem o primeiro lugar, vão receber cada um, uma mala com adereços cênicos e livros. Os nomes de todas as escolas e professores participantes serão incluídos nos créditos da coletânea com os 30 melhores roteiros.