Escolas de Educação Infantil receberão novos nomes

25/11/2009 17:11:31 - Jornalista: Joice Trindade

Está em vigor, desde o dia 16 a Lei Municipal 3.311 de 2009, que determina a adequação dos nomes das unidades escolares aos respectivos níveis de ensino. A mudança visa melhor estruturar o ensino de Educação Infantil e ainda possibilita homenagens a educadores que se destacaram no município.

A nova legislação alterou a denominação de 36 escolas que apresentavam nomes como creche escola, jardim de infância e pré-escolar para escolas municipais ou municipalizadas de Educação Infantil. Esse segmento atende crianças na faixa de zero a cinco anos, sendo de zero a três anos em creches e de quatro a cinco anos em pré-escolas.

Um dos parágrafos da Lei, sancionada pelo prefeito Riverton Mussi, foi idealizado pela vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia. Ele prevê que algumas das escolas da rede municipal que tinham a intitulação da comunidade onde estão situadas recebam nomes de pessoas que tiveram destaque no segmento educacional, como educadores eficientes e dedicados às causas sociais.

A lei está sendo alvo de elogios de professores e diretores. A diretora da então Creche Escola Municipal Sonho Encantado, Sandra Valéria Nunes, é uma delas. Satisfeita, ela disse que a nova lei está sendo muito importante para o município. “A Educação Infantil de Macaé está se desenvolvendo cada vez mais. Pudemos homenagear uma educadora, que foi muito importante para Macaé e deixou saudades”, disse. A “Sonho Encantado” recebeu o novo título de Escola Municipal de Educação Infantil Maria da Conceição Carvalho.

Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o avanço em relação à Educação Infantil, que foi incluída na educação básica pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), está sendo notável. Entretanto, ela ressalta que o maior desafio da Educação Infantil é conscientizar os pais a respeito da importância do ingresso das crianças nas turmas de pré-escola.

Inaugurações

A creche Escola Municipal Golfinho Sapeca, toda reestruturada, foi inaugurada nesta quarta-feira, 25, às 16h. A unidade, com 137 alunos, recebeu o nome de Escola Municipal de Educação Infantil Professora Ana Cristina Ferreira Azarany Almeida.

Já na sexta-feira, 27, as obras do Ciep 454 Municipalizado Nova Holanda também serão concluídas. A escola também ganhará novo nome: Ciep Municipalizado Professor Darcy Ribeiro.

Com 70 unidades e cerca de nove mil alunos, a Educação Infantil está voltada para três aspectos fundamentais para o desenvolvimento global dos alunos: o cuidar, o brincar e o educar.

- A maior riqueza de Macaé é a Educação. As crianças aprendem rápido e são multiplicadoras de conhecimento, uma vez que levam o que aprendem na escola para a vida de suas famílias. Acreditamos que os valores devem ser trabalhados em conjunto, pela escola e pela família, a fim de realmente formar cidadãos conscientes, disse a secretária de Educação.