Escolas de Macaé vão passar por diagnóstico

08/07/2008 13:57:40 - Jornalista: Simone Noronha

Todas as escolas da rede municipal de ensino de Macaé vão passar por um diagnóstico completo, orientado pelo Ministério da Educação. O Plano de Ações Articuladas (PAR) está começando a ser implantado no município e tem como principal objetivo ajudar a melhorar a qualidade de ensino e a estrutura física das escolas. Em Macaé, o PAR começa a ser elaborado ainda este mês.

Para fazer o trabalho, uma equipe da secretaria de Educação participa esta semana – quinta e sexta-feira (10 e 11) – no Rio de Janeiro da reunião técnica de formação para elaboração do PAR, promovida pelo Ministério da Educação. “Será um treinamento para que possamos fazer o nosso PAR da melhor forma possível”, explica a secretária executiva pedagógica Márcia Heloisa Branco de Azevedo, que participará da reunião junto com a orientadora pedagógica Izes Maria Schwartz Rosa e a supervisora de ensino Agenilda Gonçalves dos Santos.

De acordo com Márcia Heloísa, a secretaria de Educação já está formando uma comissão para os trabalhos do PAR. A expectativa é de que o diagnóstico esteja pronto até outubro, quando será enviado para o Ministério. Márcia lembra que a elaboração deste diagnóstico é bastante complexa, pois vai analisar quatro áreas – gestão educacional, formação de professores e de pessoal de apoio, práticas pedagógicas e infra-estrutura das escolas.

O PAR já começou a ser feito no Estado do Rio nos municípios com os menores percentuais no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Nesta segunda etapa, estão sendo preparados pelo PAR 52 municípios. A média geral de Macaé no Ideb cresceu em relação ao último índice, divulgado ano passado. Nas séries iniciais, o município teve média 4,4, e em 2007, o número subiu para 4,7, superando a meta prevista pelo Ministério da Educação, de 4,4. Nas séries finais, o Ideb também aumentou, passando de 3,6 para 3,9.