Escolas de tempo integral: mais três unidades nos próximos dias

10/06/2008 15:17:50 - Jornalista: Simone Noronha

Depois da inauguração do Colégio Municipal do Sana, no último domingo (8), Macaé terá mais três escolas funcionando em horário integral nos próximos dias. A secretaria municipal especial de Educação (Semed) está acertando os últimos detalhes para o início do Programa de Criança, parceria com a Petrobras, nos Cieps Maringá, no Campo do Oeste, e Leonel Brizola, na Barra, e da Escola Municipal Elza Ibrahim, na Ajuda. Com a entrada destas unidades no novo sistema, serão 52 escolas funcionando em horário integral.

O convênio com a Petrobras já foi assinado pelo prefeito Riverton Mussi. Pela parceria, aumenta de 200 para 1.536 o número de alunos em Macaé beneficiados com o Programa de Criança, realizado pela Petrobras há cerca de 20 anos em Macaé. O programa visa garantir às crianças segurança alimentar, saúde, educação e cultura, além de melhorar o aprendizado, por meio de vivência pedagógica, esportes, informática, música, dança, arte, entre outros. Os trabalhos são ministrados de forma extracurricular às atividades escolares.

Pelo convênio, cabe à Petrobras operacionalização do programa e a prefeitura vai dispor o espaço físico, alimentação e o transporte, quando necessário. A secretária especial de Educação, Milmar Pinheiro, informou que o Programa de Criança atinge crianças e pré-adolescentes de 7 a 14 anos.

- Nas escolas do Programa de Criança, os alunos abaixo de sete anos também terão oficinas diversas, para que todos desenvolvam atividades extracurriculares que contribuam para a formação da cidadania e o crescimento escolar e social saudável, pontuou Milmar.

Programa é sucesso entre os pais

O sistema de horário integral nas escolas da rede municipal de ensino está sendo implantado desde 2007 em Macaé, antecipando a determinação do Ministério da Educação. De acordo com a secretária Milmar Pinheiro, o sistema tem feito bastante sucesso entre os pais. “Hoje, eles ficam bem mais tranqüilos, pois sabem que seus filhos estão seguros nas escolas. Mas, além disso, o ganho pedagógico para estas crianças é enorme”, comentou a secretária.

As escolas de tempo integral foram implantadas de forma gradativa, com o objetivo de, com o aumento do horário da criança na escola, estimular a prática esportiva e dar oportunidade de acesso a manifestações culturais e artísticas aos alunos. As escolas oferecem diversas oficinas, desde reforço até esportes, literatura e dança. A variedade das oficinas varia com o tamanho da escola.

- Temos unidades com até 17 oficinas diferentes, para atender a crianças de todas as idades. A partir da próxima semana, começam entram em ação os novos monitores e oficineiros selecionados pela Semed, que vão ampliar o número de atividades extracurriculares oferecidas pelas escolas de tempo integral, disse a secretária.