Escolas do setor azul recebem campanha homeopática contra dengue

30/10/2008 09:38:54 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

Nesta quarta-feira (29), escolas municipais do setor Azul receberam a aplicação do medicamento homeopático contra a dengue. O objetivo é amenizar os sintomas de dor e febre no corpo, por conta da doença. Alunos e funcionários recebem o medicamento. Os bairros atendidos são Mirante da Lagoa, Novo Cavaleiros e Imboassica. Creches também foram visitadas. Quem promove a aplicação da gotinha é a equipe da Educação em Saúde, que faz parte da Coordenação de Saúde Coletiva secretaria de Saúde da prefeitura.

- O medicamento que estamos aplicando é o eupatorium, que ajuda a diminuir as dores pelo corpo e as crises de febre. Nosso objetivo é percorrer todas as escolas do município. Faremos por setor, começamos com azul. Caso a pessoa esteja com dengue, os sintomas serão menores. – explica a técnica de Educação em Saúde Maria Isabel Carneiro da Silva

Para a diretora da E. M. Jacyra Tavares Duval, Marisete Faria de Oliveira, esse tipo de ação é de grande importância. “Eu já tive dengue e sei como são os sintomas. É muito importante para quem tem a doença tomar o medicamento porque ajuda a diminuir os sintomas. Somente os alunos que voltaram com a autorização dos pais podem tomar a gotinha. Os pais corresponderam de maneira positiva ao trabalho de homeopatia contra a dengue”, disse.

As gotinhas foram oferecidas nas escolas municipais Lyons, Dolores Garcia Rodrigues, Maria Letícia S. Carvalho, Creche Imboassica, Escola Imboassica e Creche Escola do Novo Cavaleiros. Agora, apenas a substância Eupatorium está sendo disponibilizada, que é uma planta de origem norte-americana, segundo a coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes.

O trabalho realizado no município foi apresentado à comunidade cientifica no Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) durante o IX Simpósio Nacional de Pesquisa em Homeopatia (Sinapih), realizado em maio deste ano. O trabalho de campanha de homeopatia também foi apresentado à revista médica científica indexada pelo LILACS, no VII Congresso Brasileiro de Epidemologia e no XXIX Congresso Brasileiro de Homeopatia, no mês passado. Este reconhecimento se deu pelo fato dos excelentes resultados obtido.