Escolas em tempo integral e Petrobras Programa de Criança fortalecem educação

05/10/2007 18:08:56 - Jornalista: Janira Braga

A ampliação da parceria do governo municipal com a Petrobras no Programa de Criança permitirá à prefeitura aumento no número de escolas em tempo integral. Em solenidade nesta sexta-feira (5) em que alunos e alunas do programa foram os astros e estrelas principais, na apresentação de musicais e de balé, o prefeito Riverton Mussi e o gerente geral da Unidade de Negócio de Exploração e Produção da Bacia de Campos (UN-BC), Carlos Eugênio da Resurreição, assinaram convênio que garante a ampliação do projeto.

Pela parceria, aumenta de 200 para 1.536 o número de alunos em Macaé beneficiados com o Programa de Criança, realizado pela Petrobras há cerca de 20 anos em Macaé. O programa visa garantir direito às crianças de segurança alimentar, saúde, educação e cultura, além de melhorar o aprendizado, por meio de vivência pedagógica, desporto, informática, música, dança, arte, entre outros. Os trabalhos são ministrados de forma extracurricular às atividades escolares.

- O Programa de Criança, uma grande parceria com a Petrobras, será implantado em três unidades escolares no município: o Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, o Ciep Maringá e o Ciep Leonel Brizola. Como o município está em processo de implantação de escolas em tempo integral, essa parceria fortalece nosso projeto. As crianças terão oportunidade de estar o dia todo dentro da escola – destacou o prefeito.

Segundo o convênio, assinado também com os municípios de Carapebus, Quissamã e Casimiro de Abreu, à Petrobras caberá a operacionalização do programa e as prefeituras vão dispor o espaço físico, alimentação e o transporte, quando necessário. A secretária Especial de Educação, Milmar Pinheiro, informou que o Programa de Criança atinge crianças e pré-adolescentes de 7 a 14 anos.

- Nas escolas em tempo integral que possuem o Programa de Criança, os alunos abaixo de sete anos terão oficinas diversas para que todos desenvolvam atividades extracurriculares que contribuam para a formação da cidadania e o crescimento escolar e social saudável – pontuou Milmar.

O gerente geral da UN-BC, Carlos Eugênio, disse que o Programa de Criança é uma oportunidade de incluir crianças em situação vulnerável na sociedade. “É gratificante ver as crianças do Programa de Criança cantando, dançando e ampliar esse projeto é dar mais oportunidade para nossas crianças. Mais do que responsabilidade social, o projeto mostra compromisso social da Petrobras com a região”, enfatizou.

Riverton: ‘Expectativa é implantar tempo integral em 21 escolas até final do ano’


O prefeito Riverton Mussi ressaltou que o governo trabalha para implantar o sistema de escola em tempo integral em 21 unidades educacionais até o final do ano. “Estamos implantando o projeto de forma gradativa e nossa expectativa é atingir as 21 escolas até o final do ano”, comentou o prefeito, acrescentando que a prefeitura pretende, com o aumento do horário da criança na escola, estimular a prática esportiva e dar oportunidade de acesso a manifestações culturais e artísticas aos alunos.

Escolas que já possuem escola em tempo integral: Centro Educacional Municipal Professor Walter Boschiglia, Centro Educacional Municipal Professora Iracema Miranda e Colégio de Pescadores. Em agosto, a Escola Municipal Esméria Reid integra o sistema e gradativamente o mecanismo chega às unidades escolares Hilda Rampos, Almir Lapa, Pau Ferro, Carlos Gaspar, Alceu Teódolo, Ivete Santana de Aguiar, Maria Augusta de Aguiar Franco.

Na solenidade, alunos do Programa Criança fizeram uma apresentação musical com canções de Tom Jobim, o grande mestre da bossa nova nacional e uma apresentação de balé em cima da melodia de Primavera, das Quatro Estações, do compositor de música barroca italiana Vivaldi.