Escolas municipais participam de Olimpíadas de Matemática

27/08/2008 16:31:49 - Jornalista: Simone Noronha

Cerca de 10 mil alunos da rede municipal de ensino de Macaé participaram na última terça-feira (26) da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. Na Olimpíada do ano passado, Macaé foi premiada com duas medalhas de bronze e 23 certificados de menção honrosa. As medalhas foram conquistadas pelos alunos Hugo Esteves Hargreaves Vieira, do Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, e Ottávio de Azevedo Oliveira, do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo.

A Olimpíada é uma promoção dos ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). As provas são dirigidas aos alunos do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental e Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, estimulando os alunos para o estudo da Matemática.

Os participantes são divididos em três níveis, de acordo com seu grau de escolaridade: nível 1 (sexto e sétimo anos do Ensino Fundamental), nível 2 (alunos matriculados oitavo e nono anos) e nível 3 (Ensino Médio). Nesta primeira fase, foi aplicada prova objetiva, com questões de múltipla escolha. Poderão participar da segunda fase 5% do total de inscritos, que tiverem as melhores notas na prova objetiva. A segunda fase, com prova discursiva, está prevista para outubro.

Além de identificar jovens talentos, a Olimpíada premia alunos, professores, escolas e secretarias de Educação. A Olimpíada também ajuda a incentivar o ingresso dos jovens nas áreas científicas e tecnológicas, através da concessão de 3 mil bolsas de estudo para os alunos premiados com medalhas, incluindo-os no Programa de Iniciação Científica Júnior. Paralelamente, estimula o aperfeiçoamento dos professores, contribuindo para sua valorização profissional.

Para todo o país, serão distribuídas 300 medalhas de ouro, 900 de prata e 1.800 de bronze, além de certificados de menção honrosa a até 30 mil alunos. Também serão premiados 127 professores com cursos de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Já as escolas ganham kits para a exibição audiovisual e livros para a composição de uma biblioteca básica em Matemática e Ciências.