Escolas municipais recebem 1.500 novos computadores

10/07/2020 09:27:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo

Equipamentos contribuem no processo de ensino, permitindo aos alunos aprender com atividades interativas

Mesmo com a interrupção temporária das aulas, por conta do Covid-19, laboratórios e salas de informática das escolas municipais que atendem o segundo segmento do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) começaram a receber computadores. A Secretaria Municipal de Educação adquiriu 1.500 computadores, com entregas conforme cronograma específico.

A finalidade é dotar as escolas com equipamentos que possam contribuir no processo de ensino, permitindo que os alunos possam aprender através de atividades interativas como pesquisas, vídeos, jogos, entre outros. A previsão é que também sejam destinados 100 notebooks para os setores administrativos das escolas e sede da Secretaria Municipal de Educação.

Na lista de escolas municipais atendidas com computadores estão Maria Letícia Santos Carvalho, Ancyra Gonçalves Pimentel, Polivalente Anísio Teixeira, Botafogo, Maria Isabel Damasceno Simão, Elza Ibrahim, Leonel de Moura Brizola, Samuel Brust, Claudio Moacyr de Azevedo, Ciep Municipalizado Maringá, Sana, Pedro Adami , Ivete Santana Drumond de Aguiar. Com 636 estudantes, a Escola Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto) também recebeu computadores com monitores, CPUS, mouses além de mesas específicas, que farão parte do novo laboratório de informática da unidade. Além do novo laboratório, a escola já conta com a Sala de Cultura Ieda Moraes, Laboratório de Ciências Professor Luis Salomão e Ateliê de Artes Tarsila do Amaral.

De acordo com diretora adjunta, Delaine de Miranda Oliveira, mesmo sem as aulas presenciais, a escola está sendo preparada para atender os estudantes da melhor forma. “O laboratório de informática é uma conquista importante. Com a interrupção das aulas, estamos trabalhando com ensino remoto através do blog educacaonaopara, grupos de WhatsApp específicos para cada ano de escolaridade e no Facebook da escola”, destaca.

As aulas nos laboratórios de informática para o Ensino Fundamental têm o objetivo despertar a motivação dos estudantes. Diante da disciplina de Língua Portuguesa, por exemplo, as atividades no laboratório possibilitam atividades visuais e trabalhos voltados para leitura, escrita, produção de jornal escolar, tabelas e pesquisas quanto às competências e habilidades enfatizadas na sala de aula.

A rede municipal conta com o Núcleo de Tecnologia Municipal Educacional (NTM), que está promovendo cursos de formação na plataforma EAD (Ensino a Distância) para professores, que atuam ou não em laboratórios de informática. O objetivo é contribuir com os educadores a se apropriarem das ferramentas e conteúdos e incorporarem as tecnologias educacionais à sua rotina escolar até mesmo com o uso de softwares educativos. De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, os espaços de tecnologia educacional são um grande recurso para potencialização da aprendizagem. “Os alunos terão a possibilidade de acesso a inúmeros recursos de aulas virtuais, interação e uso das mídias. Assim como os professores destas escolas contempladas irão vislumbrar a prática de atividades ainda mais lúdicas, inovadoras e que proporcionam, inclusive, a utilização de metodologias ativas, que trazem o aluno como protagonista da aprendizagem", finaliza.