Escolas municipais recebem a Olimpíada Brasileira de Matemática

10/09/2014 17:26:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Os estudantes foram selecionados na primeira etapa, que aconteceu em maio

A segunda fase da 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) acontece no próximo sábado (13). A avaliação será aplicada para alunos 466 alunos, do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio, de 17 escolas municipais. Os estudantes foram selecionados na primeira etapa, que aconteceu em maio. O tema será “Somando novos talentos para o Brasil”. O objetivo é estimular o estudo da matemática e revelar talentos na área. A avaliação é promovida pelos ministérios da Educação (MEC); Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); e pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa).

Os alunos a serem avaliados são das seguintes unidades; escola Raul Veiga (Serra), Professora Maria Isabel Damasceno Simão, Colégio Aplicação (Cap), Colégio Estadual Municipalizado Carolina Curvello Benjamin, Professora Elza Ibrahim, Pedro Adami, Samuel Brust, Engenho da Praia, Engenho da Praia, Claúdio Moacyr de Azevedo, Botafogo, Polivalente Anísio Teixeira, Ciep Oscar Cordeiro, Generino Teotônio de Luna, Sana, Maria Letícia Santos Carvalho e Tarcísio Paes de Figueiredo. As provas vão ser aplicadas nos polos do Colégio Municipal Raul Veiga, Matias Neto e Colégio Estadual Luíz Reid.

Nesta segunda fase, a avaliação vai abranger seis questões dissertativas. Para a secretária de Educação, Lúcia Thomaz, a iniciativa contribui para reforçar a importância da disciplina da Matemática. “Este é mais um estímulo para os alunos e professores se dedicarem à Matemática, com a utilização de diversificadas ferramentas pedagógicas, além de descobertas de potencialidades”, destacou.

A primeira etapa contou com 20 questões objetivas de múltipla escolha. Do desempenho desta fase, a OBMEP selecionou cerca de 5% dos estudantes, por escola, com melhor pontuação. A divulgação dos vencedores será em 1º de dezembro. Macaé é uma das cidades participantes que apresenta um currículo significativo na conquista de medalhas na olimpíada. A trajetória da rede municipal é marcada por medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas. Entre os estudantes medalhistas está Maicon Gomes Moreno, de 13 anos. Ele recebeu a medalha de ouro da OBMEP-2012, no ano letivo de 2013.

Premiação - A OBMEP vai premiar 6,5 mil estudantes, sendo 500 com medalhas de ouro; 1,5 mil de prata; e 4,5 mil de bronze. Além disso, também haverá menções honrosas e premiação para professores - como equipamentos. Os professores e estudantes vencedores também ganharão placas de homenagem. Também está prevista a distribuição de softwares relacionados ao ensino da matemática e troféus para as escolas que apresentarem melhores desempenhos.

Todos os participantes serão convidados a integrar também o Programa de Iniciação Científica Júnior, em 2015. Para edição deste ano, a organização inovou com a implementação de novos acessos a um ensino de matemática diferenciado. Dentre as realizações da OBMEP está o lançamento do portal da Matemática, que abrange aplicativos e vídeo aulas, com ênfase ao currículo da Matemática.