Escolas municipais resgatam a identidade cultural de Macaé no Literarte 2009

08/07/2009 14:52:49 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Robson Maia

Pintura, dança teatro, poesia e esculturas foram algumas das manifestações artísticas apresentadas

Cerca de 600 alunos de 23 escolas da rede municipal de ensino de Macaé participaram durante toda a quarta-feira (8) do projeto Literarte 2009, um evento cultural que tem como objetivo resgatar, por meio das atividades artísticas a identidade cultural do município.

Pintura,dança teatro, poesia e esculturas foram algumas das manifestações artísticas apresentadas na Praça Veríssimo de Mello, sob a realização da prefeitura de Macaé, através da secretaria de Educação. Cada instituição levou para a Praça uma personalidade marcante da história de Macaé ou que foi homenageada com o nome de sua escola.

O Literarte foi aberto pelo Coral da Escola Municipal Neuza Goulart Brizola e a Banda Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel. Em seguida, cada instituição fez suas apresentações no palco. Elas ainda expuseram seus trabalhos em uma das 41 tendas colocadas na praça. Na ocasião, foram premiados os seis alunos vencedores do concurso de Slogan 2009 da campanha educativa “Pratique Cidadania: Cuide Bem do seu Livro Didáticos”.

Foram premiados os alunos dos colégios Neusa Goulart Brizola (Paola Caroline Xavier dos Santos), CIEP 454 Municipalizado Nova Holanda (Matheus Souza Bruno), Colégio Municipal Balneário Lagomar (Raquel Euníce Vieria), Colégio Elza Ibrahim (Luana Nogueia Figeira), Escola Municipal Joaquim Breves (Aliciane Rodrigues Medeiros da Costa), Colégio Municipal Botafogo (Tairone da Silva Costa). Eles receberam um kit escolar e uma medalha.

As diretoras das instituições que apresentaram os projetos referência de conservação dos livros didáticos também foram homenageadas com um certificado de honra ao mérito.

A aluna Gisele Graça de Almeida, da Escola Walter Boschiglia, ficou emocionada com apresentação do coral da escola Neuza Brisola e das alunas do Jardim de Infância Eléia Tatagiba de Azevedo. “Gostei muito das meninas do coral e a das musicas que cantaram sobre a preservação do nosso canal, Campos Macaé. Foi muito bonito. E as crianças do jardim de Infância Eléia estão de parabéns. Elas encenaram a história de sua professora com um charme especial”.

A subsecretária de Educação, Conceição de Maria Alves, representando a secretária Marilena Garcia, agradeceu o empenho dos alunos e diretores da rede em participarem do projeto, que tem como meta maior promover a integração da rede municipal de ensino e fomentar a cultura nas escolas. “Esse é mais um incentivo a todos os educadores para que reflitam sobre a importância de reconhecer, diferenciar e valorizar as linguagens artísticas dos alunos, estabelecendo ainda elos entre a arte e os saberes, dentro do potencial criativo de cada aluno”, declarou.