Escolas municipais são beneficiadas pelo Programa de Leitura da Petrobras

09/04/2008 17:22:57 - Jornalista: Samanta Fernandes - estagiária

O Programa de Leitura da Petrobras realizou, na manhã desta quarta-feira (9), a cerimônia de abertura do programa na região. O evento contou com as presenças de professores e educadores de Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, Carapebus e Conceição de Macabu. Durante o encontro, o escritor Júlio Diniz proferiu palestra sobre a importância da leitura na vida do estudante. A atriz Dani de Barros apresentou a peça “Acqua Toffana”. O evento aconteceu na Tenda Petrobras, na Avenida dos Jesuítas, na Imbetiba.

- O programa visa estimular a busca pelo saber por meio da leitura dos jovens da rede municipal. Foi levantado um indicador da eficácia do programa mostrando que, a escolas participantes tiveram índices escolares mais elevados que as não participantes – disse o gerente de comunicação da Petrobras, Lincoln Ferreira.

Representando a secretária Especial de Educação, Milmar Pinheiro, a secretária executiva Pedagógica, Márcia Heloisa Branco de Azevedo, afirmou que a prefeitura completa o programa. “Acho que o Programa de Leitura da Petrobras contribui muito, mas não podemos generalizar. Nas escolas não participantes, a prefeitura dá a assistência necessária, mantendo uma sala de leitura, uma biblioteca, estimulando o aluno. No total, das 113 escolas do município, somente 36 fazem parte do projeto da estatal, então é nosso dever dar suporte a todas as outras”, afirmou a secretária.

Durante a palestra, foi abordada a importância da leitura no jovem estudante. Júlio apontou dados de pesquisas feitas no Brasil, onde 67% dos brasileiros com 15 anos matriculados em qualquer série são analfabetos. “A interferência que a leitura faz em outras disciplinas é importante. No início, em 94, a leitura era vista como projeto pessoal de professor. Hoje, virou assunto de grande interesse, já que estimula o conhecimento das outras áreas”, explicou.

Em Macaé, entre as 18 escolas contempladas na cidade estão citar: Ciep Municipalizado da Aroeira, Escola Municipal Engenho da Praia, Escola Municipal Botafogo. Na região serrana, entre as 18 restantes, estão a Raul Veiga, em Glicério, Escola Municipal do Sana, Escola Municipal Joaquim Augusto Borges, na Bicuda, e Pedro Adame, em Córrego do Ouro.

O projeto, iniciado em 1994, atende 300 mil alunos e nove mil professores, nas 310 escolas municipais das cidades atendidas. Este ano, os trabalhos se baseiam nas histórias do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, autor de obras como Patinho Feio e Soldadinho de Chumbo. Os 80 mil livros ficam no caminhão-biblioteca, que desperta o interesse dos estudantes.