Escolas vencedoras do Dia de Conscientizaçao do Pontal são homenageadas

09/07/2008 11:18:39 - Jornalista: Liliane Barboza

As escolas vencedoras da gincana ambiental do "X Dia de Conscientização do Pontal" foram homenageadas na tarde desta terça-feira (8), na Praça Veríssimo de Melo. A coordenação do projeto "Conhecer para Preservar", da secretaria de Meio Ambiente (Sema) divulgou a classificação final dos 45 grupos que participaram este ano. O Colégio Municipal Wolfango Ferreira obteve a melhor média final de todas as etapas.

As escolas que obtiveram as melhores médias nas etapas realizadas, também serão homenageadas. São elas: C. M. Wolfango Ferreira – melhor média na manifestação cultural; CIEP Aroeira (Felipe Trindade) - melhor classificação na historinha em Quadrinhos; Colégio Estadual Luiz Reid (Kathleen Karine da Silva) - melhor desenho / logomarca e Escola Municipal José Calil Filho – melhor participação "in loco".
Além das homenagens aconteceram também apresentações culturais das crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), do grupo teatral Grutas e da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada).

- O objetivo principal do "X Dia de Conscientização do Pontal" foi conscientizar a população em relação ao lixo doméstico que chega diariamente às praias da Barra e do Pontal, explicou o coordenador de Educação Ambiental da Sema, Paulo Sérgio Barcellos, completando que a intenção da secretaria é realizar outras atividades de educação ambiental no segundo semestre deste ano.

- A Sema possui outros projetos, como o de monitores ambientais e, Maratona Ecológica do Parque Atalaia, ressaltou.

Para o professor Clélio Victor Lopes Amaral, do Colégio Municipal José Calil Filho, que foi a ganhadora na apresentação na praia do Pontal, a atividade foi muito importante para despertar nos alunos noções sobre como preservar o meio ambiente.

- É importante trazer o aluno para a sua realidade. Acredito que somente desta forma, eles podem mudar o cotidiano em que vivem, tendo a oportunidade de construir um futuro melhor para eles, preservando a natureza e reciclando mais os materiais, declarou.

O aluno do Colégio José Calil Filho, Moisés Ferreira Souza, que freqüenta o 5º ano do Ensino Fundamental, elogiou a atividade e disse que com ela aprendeu muitas lições, principalmente a de preservar o meio ambiente."Procuro passar para as pessoas tudo que aprendi, principalmente para a minha mãe", acrescentou.

O "X Dia de Conscientização do Pontal" contou com a parceria das secretarias de Desenvolvimento Sustentável (SMEDS), Educação (Semed), Meio Ambiente (Sema), Comunicação Social (Secom), Serviços Públicos (Semusp), Trabalho e Renda (Setrab), Saúde (Semusa) e Pesca (SEP); Agenda 21; Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec); Escola de Pescadores e da Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Águas (Emhusa).