Escolha de livro didáticos para rede municipal segue até 12 de agosto

02/08/2013 16:45:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Juranir Badaró

Livros didáticos e livros de literatura brasileira (foto) contribuem para o processo de ensino-aprendizagem de alunos

Apoio à gestão do livro didático. Esta é a finalidade do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que iniciou nesta sexta-feira (2) com o prazo da escolha dos livros didáticos destinados aos alunos e professores dos anos finais do ensino fundamental, para o triênio de 2014 até 2016. A escolha segue até o dia 12 (segunda-feira). Os dirigentes municipais devem estar atentos, pois para seleção, eles contam com acesso ao guia de Livros Didáticos, que foi disponibilizado impresso pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

O guia também está em formato digital, disponível em www.fnde.gov.br. De acordo com a coordenação do Programa do Livro da rede municipal de ensino, o guia abrange informações, dicas, formulários e conteúdos para atualizar o conhecimento sobre o Programa Nacional do Livro Didático.

Além da escolha, os professores e gestores responsáveis pelos livros didáticos devem estar atentos sobre a solicitação de livros para suprir demanda e o remanejamento de material. A escolha dos livros didáticos é para alunos e professores do 6º ao 9º anos de escolaridade. A seleção estará disponível no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) no Guia de Livros Didáticos 2014. As obras didáticas são voltadas para as disciplinas de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências e Língua Estrangeira. 

Para melhor orientar o responsável pelo livro didático, professor-orientador ou orientador-pedagógico, que atua junto às turmas de 6º ao 9º anos da rede municipal de ensino, está previsto um encontro específico nesta quarta-feira (7), a partir das 8h, na sede da secretaria de Educação. Na oportunidade, a equipe pedagógica vai lançar uma campanha voltada para a importância do livro didático e também auxiliar os professores dos anos finais do ensino fundamental a escolherem os livros que serão utilizados pelos alunos da rede pública a partir do próximo ano.

Os livros didáticos distribuídos pelo FNDE são confeccionados com uma estrutura física resistente para que possam ser utilizados por três anos consecutivos, beneficiando mais de um aluno.

Escolha - Deverão ser escolhidas duas opções de cada componente curricular, de editoras diferentes. Caso não seja possível a aquisição dos livros da editora da 1ª opção, o FNDE tenta adquirir as obras da 2ª opção. Para facilitar ainda mais a escolha, o fundo disponibiliza em seu portal uma série de documentos de apoio.