Escolha de livros para alunos da região serrana segue até quarta-feira

09/06/2015 09:55:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Seleção deve ser adequada ao sistema pedagógico

Professores, coordenadores e gestores que atuam com estudantes do 1º ao 5º ano têm até quarta-feira (10) para escolher os livros direcionados ao segmento. O material será utilizado no ano letivo de 2016 nas escolas situadas na região serrana e nas unidades Aterrado do Imburo (Ajuda de Cima), São Sebastião dos Quarenta (Assentamento Celso Daniel) e Fazenda Santa Maria (Horto).

De acordo com a Subsecretária de Ensino Fundamental, Gelda Rodrigues, os profissionais de ensino devem estar atentos para selecionar as obras didáticas. “A seleção deve ser adequada ao sistema pedagógico da escola municipal”, disse.

Em Macaé, a escolha está sendo feita de acordo com o processo democrático e participativo, priorizado pela secretaria de Educação. Para isso, segundo a coordenadora do Programa do Livro Didático, Rose Thomaz, a secretaria de Educação assegura a participação de todas as escolas situadas na área rural e adjacências e seus respectivos professores.

Após a escolha coletiva, o responsável da unidade municipal deverá validar a escolha nesta quarta-feira (10), no encontro específico, às 10h, na sala 210 da Secretaria de Educação. Após a seleção oficial, a equipe do Livro Didático irá executar o registro no portal eletrônico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Serão escolhidas coleções didáticas para alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) com os seguintes componentes curriculares: letramento e alfabetização, alfabetização e matemática, língua portuguesa, matemática, ciências, história, geografia e arte, além de livros com temáticas regionais.

Para facilitar a escolha, está disponível no portal do FNDE o Guia do PNLD Campo 2016, com resenhas e avaliações das coleções e dos livros regionais aprovados para esta edição do programa, além de orientações sobre o processo, normas de conduta e impedimentos. Os livros apresentam abordagem quanto à realidade social, cultural, ambiental, política e econômica.

Concurso - Além disso, cerca de 50 professores que atuam como responsáveis pelos livros didáticos na rede municipal já estão definindo estratégias para o Concurso de Apoio à Gestão do Livro Didático. A finalidade do concurso é valorizar ações eficazes desenvolvidas nas escolas municipais, realizar campanhas educativas de remanejamento, conservação e devolução dos livros. Toda ação segue o Programa Nacional do Livro Didático do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.

A apresentação das atividades dos participantes será entre os dias 23 deste mês a 12 de agosto. Já as inscrições para o Concurso de Apoio à Gestão do Livro Didático serão abertas no dia 10 de agosto e seguem até 4 de setembro.