Escolinha de Bodyboard volta na segunda-feira

18/02/2010 15:52:35 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Ana Chaffin

Podem participar crianças a partir de oito anos

Se seu filho é daqueles que gosta de esportes radicais, ainda há tempo de ele se tornar um praticante de bobyboard e de graça. A Escolinha de Bobyboard da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) deu uma parada somente durante o Carnaval, mas as aulas voltam com tudo na próxima segunda-feira (22), na Praia de Cavaleiros.

Com a escolinha, a prefeitura tem sido a responsável pela popularização do bobyboard no município – é de Macaé a vice-campeã mundial do esporte, a atleta Jéssica Becker. As aulas são gratuitas e têm duração de uma hora e 15 minutos. Acontecem o ano inteiro, até dezembro, em três turmas: de manhã, às 8h30 e às 10h45, e à tarde, às 14h.

Para participar, basta um responsável levar a criança, a partir dos 8 anos, ao contêiner verde, da Escolinha, localizado próximo ao Posto 1 em Cavaleiros, onde a equipe está de plantão para fazer a matrícula dos interessados.

O professor Rafael Mussi Carrilho informou que podem se inscrever crianças matriculadas na rede pública ou particular de ensino, mediante apresentação de declaração da escola, junto com uma fotografia, comprovante de residência e atestado médico. Após passar por esses procedimentos, pronto, é hora de cair na água.

Não demora e a criança logo se familiariza com a linguagem própria do esporte, como tubo (ficar alguns instantes encoberto pela onda), aerial (virar junto com a prancha), drop knee (andar com um dos pés e o joelho oposto apoiados na prancha, em vez de deitado), e outras muito utilizadas no dia-a-dia dos praticantes de bodyboard.

O esporte consiste em descer a onda deitado ou de joelhos em uma prancha com auxílio de pés de pato (nadadeiras) que servem para a entrada na onda e na execução de manobras. Há milhares de praticantes em todo mundo, incluindo mulheres.