Escolinhas Pratas da Casa e Pides voltam atividades em abri

29/03/2010 10:37:19 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Mil e setecentas crianças e adolescentes, de seis a 17 anos, são contemplados em Macaé com os programas esportivos desenvolvidos pela prefeitura, que trabalha no enfrentamento da exclusão social em várias ações, principalmente, por meio do esporte, um dos pilares do estatuto social no município. Elas se destacam nas escolinhas do Campeão Pratas da Casa e do Programa de Iniciação Esportiva (Pides), cujas atividades voltarão em meados de abril.

O vice-presidente da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), responsável pelos projetos sociais, Anderson Rangel Campos, informa que os uniformes, que são cedidos aos alunos pela prefeitura, já chegaram. Segundo ele, as aulas estão suspensas devido a reforma de algumas praças e da quadra do Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencurt, onde as escolinhas acontecem.

As modalidades oferecidas são futebol, basquete, vôlei, handebol e futsal para meninos e meninas. Anderson Campos diz que um dos critérios para conseguir a vaga em uma das escolinhas municipais de esporte é estar estudando na rede regular de ensino, devidamente matriculado e com boas notas.

As aulas são realizadas de segunda a sexta-feira, em horários de acordo com cada modalidade, e duração de uma hora e meia por dia de treinamento, de forma a não atrapalhar os horários de estudo dos participantes.

- As crianças e adolescentes do município têm oportunidade de se tornar atletas, graças ao incentivo total por parte da prefeitura nos programas que desenvolvemos. Os melhores, que se destacam mais no Pides, são levados para o Pratas da Casa, que disputa campeonatos em vários lugares nas modalidades oferecidas e coleciona títulos de campeão, explica Anderson Campos.

Ele observou que o Pides é promovido pela Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer e o Pratas da Casa é da Fesporte, que é vinculada à secretaria. A prefeitura fornece uniformes e água mineral durante os treinos a todos os participantes das escolinhas.

O Pides foi criado pelo prefeito Riverton Mussi, quando ele ocupava o cargo de secretário de Esportes, em 1989, e foi remodelado em 2005, no primeiro mandato dele como prefeito.

Quem quiser mais informações sobre o Pratas da Casa e o Pides pode se dirigir à Fesporte, que funciona no Ginásio Municipal, à Alameda Manoel Carneiro da Silva, no bairro Riviera Fluminense.