Escoteiros do Brasil auxiliam Prefeitura de Macaé no apoio à vítimas das chuvas

03/12/2013 17:54:00 - Jornalista: Antonio Felipe Gonçalves

Foto: Moisés Bruno

Jovens ajudam a recolher doações e na separação de kits para desabrigados sob orientação da Defesa Civil

Desde o início da semana jovens escoteiros de Macaé tem apoiado as ações de auxilio às vítimas das chuvas que caíram nos últimos dias na cidade. Eles estão recolhendo doações, auxiliando na separação dos kits para os desabrigados e desalojados e também na recreação das crianças.

O jovem Eduardo Matos do 95º Grupo Escoteiro José Passos de Souza Júnior foi um dos primeiros a se mobilizar. Através do Facebook, ele criou um grupo para troca de informações e pedidos de ajuda entre os escoteiros da cidade.

Já a diretoria do 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé abriu as portas da instituição, instalada no Centro de Convivência do Idoso (CCI) no bairro da Ajuda, para ser um ponto de recepção de doações para as famílias. A entrega pode ser feita no container dos escoteiros das 9 às 17h.

A mobilização voluntária continua na tarde dessa terça-feira. A pedido da equipe técnica da secretaria de Desenvolvimento Social, os escoteiros estão auxiliando na remoção das famílias em áreas de risco.

Os jovens ainda estão percorrendo diversos bairros da cidade a fim de coletarem doações que serão encaminhadas para as famílias necessitadas, segundo orientação da Defesa Civil, e continuarão de prontidão para o caso das chuvas retornarem.

Defesa civil comunitária

O 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé é um Núcleo Comunitário de Defesa Civil – Nudec, que tem com objetivo apoiar a ações de emergência na cidade. Durante o período de férias escolares, os jovens são capacitados em primeiros socorros, resgate, prevenção à incêndio entre outros temas.