Escritor Rogério Andrade Barbosa ministra aula na Cidade Universitária

26/08/2009 09:55:12 - Jornalista: Clinton Davisson

O curso de pós-graduação em “Afrocartografias Marcas da África na Travessia do Atlântico” recebeu, nesta semana, o professor e escritor Rogério Andrade Barbosa, autor de mais de 80 livros infantis reconhecido internacionalmente. A aula aconteceu, no último fim de semana, na Cidade Universitária, das 8h às 17h. Neste período os alunos puderam conhecer a vida e o trabalho do escritor através de leituras e muitas dinâmicas de grupo.

A turma do curso de Afrocartografia é composta em sua maioria por professores da rede municipal de Macaé. Muitos afirmaram que a aula de Rogério foi, até agora, a melhor do curso. “Eu comprei dois livros dele e pretendo trabalhar com meus alunos. A aula me deu muitas idéias”, afirmou a professora Lúcia Maria.

O professor Manuel da Cruz de Vieira, que trabalha com crianças especiais, elogiou também as dinâmicas propostas por Rogério. “Achei muito proveitoso, foi um momento de aprendizado importante que vai nos ajudar a disseminar a cultura africana nas salas de aula”, destacou.

Ex-voluntário das Nações Unidas na Guiné-Bissau, Rogério graduou-se em Letras na UFF (RJ) e fez pós-graduação em Literatura Infantil Brasileira na UFRJ. Hoje, trabalha na área de literatura Afro-Brasileira e programas de incentivo à leitura, proferindo palestras e dinamizando oficinas. Para a professora Sônia Maria Santos, doutora em literatura africana e portuguesa e coordenadora do curso de pós-graduação em Afrocartografia, a aula de Rogério veio enriquecer o curso, dando mais subsídios aos alunos para cumprir a nova lei que obriga a ensinar a cultura africana e indígena nas salas de aula. “O trabalho dele é rico e reconhecido internacionalmente, acho que os alunos do curso vão estar mais bem qualificados para a função a partir de agora”, conclui.

Em 20 anos de carreira, mais de 70 livros infantis e juvenis, alguns traduzidos para o inglês, espanhol e alemão. Participou como autor, palestrante e contador de histórias em eventos literários e Feiras do Livro na Alemanha, Cuba, Itália, México, Peru, Angola e República Dominicana. E dos Congressos do IBBY (International Board on Books for Young People) em Cartagena (Colômbia-2000), Basel (Suíça-2002), Cape Town (África do Sul-2004) e Macau (China 2006) e Copenhagem (Dinamarca-2008).

Entre os prêmios que ele ganhou, destacam-se: Altamente Recomendável para Crianças e Jovens - FNLIJ (Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) em 1988, 1990, 1993, 1995, 1996, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007 e 2008; THE WHITE RAVENS, Alemanha 1988 e 2001 (Selecionado para o acervo da Biblioteca Internacional de Literatura Infantil e Juvenil de Munique); LISTA DE HONRA DO IBBY, Suíça, 2002; TROFÉU VASCO PRADO (Jornada Nacional de Literatura), Passo Fundo, 2003; PRÊMIO DA ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS de Literatura Infanto-Juvenil, Rio de Janeiro, 2005 e PRÊMIO ORI 2007 (Secretaria das Culturas do Rio de Janeiro) - Homenagem aos que se destacam na valorização da matriz negra na formação cultural do Brasil.