Escritório Permanente de Gestão participa de Seminário Regional de Administração Pública

23/10/2009 09:38:09 - Jornalista: Simone Noronha

A equipe do Escritório Permanente de Gestão (EPG) da prefeitura de Macaé participou na última semana em São João da Barra do Seminário Estratégias Regionais e Modernização da Administração Pública. Organizado pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Planejamento e Gestão, e pela Associação Estadual de Municípios do Estado do Rio de Janeiro (AEMERJ), o evento teve como principal objetivo mostrar aos municípios do Norte Fluminense propostas que contribuam para melhorar a qualidade da gestão pública.

O seminário foi coordenado pelo secretário de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, e pela prefeita de São João da Barra, Carla Machado. Durante o evento, toda a equipe da secretaria apresentou sugestões em diferentes áreas para que os municípios possam melhorar seus sistemas de gestão.
Toda a equipe do EPG participou do seminário. Pioneiro na região, o EPG de Macaé recentemente assinou com convênio com o Governo do Estado e agora faz parte do Programa Estadual de Captação e Gestão de Recursos para Municípios (Pecam).
- O seminário teve um saldo muito positivo. Agora, a equipe do EG vai agendar reuniões para conhecer melhor cada projeto apresentado. Foi um dia inteiro de muito trabalho, onde pudemos conhecer ferramentas que os municípios põem usar para qualificar melhor seus serviços. Os trabalhos na área de gestão são um marco na administração do governados Sérgio Cabral, que vão beneficiar dezenas de municípios, comentou o secretário de Gestão de Macaé, Romulo Campos.
Coordenador do EPG, Hermeto Didonet ressaltou que um dos pontos altos do seminário foi a apresentação de softwares livres para gerenciamento de programas e projetos, além das linhas de apoio oferecidas pela Secretaria Estadual de Planejamento para os municípios principalmente nas áreas de Planejamento, Administração e Fazenda. “Foi uma ótima oportunidade de integração dos municípios e de aumentar a interação com a dinâmica de gestão do Estado”, ressaltou.
Seminário está sendo levado a todo o estado
De acordo com o secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Sérgio Ruy Barbosa, o seminário faz parte de um trabalho com duração de dois anos para atuar nas oito regiões político-administrativas do estado: Metropolitana, Noroeste, Norte, Serrana, Baixadas Litorâneas, Médio Paraíba, Centro Sul e Costa Verde.

- Esse trabalho deve combinar ações transversais que abranjam de forma simultânea toda a região e ações específicas para cada município, além de desenvolver neles uma política de estímulo à implantação de planejamento estratégico de políticas de modernização administrativa e de criação de consórcios intermunicipais, ressaltou. O secretário, que ministrou palestra sobre Planejamento Estratégico do governo do Estado.

Além de Macaé e São João da Barra, participaram do seminário representantes dos municípios de São Francisco de Itabapoana, Campos, Quissamã, Carapebus, São Fidélis, Conceição de Macabu e Cardoso Moreira.