Esgotamento sanitário: imóveis do segundo trecho recebem vistoria

22/03/2019 15:12:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: João Barreto

Residências do bairro da Glória foram vistoriadas essa semana

Cerca de três mil imóveis, localizados nas áreas de abrangência do Subsistema Centro, serão vistoriados por equipes da Prefeitura de Macaé e a empresa concessionária responsável pelo saneamento na cidade. Essa semana, as visitas foram realizadas no segundo trecho, no bairro da Glória. A iniciativa atende o cronograma de obras de esgotamento sanitário para este ano.

O objetivo é realizar as atividades da Vistoria Cautelar e cadastro de Caixas de Inspeção (CI) dos moradores dos bairros que estão localizados nas áreas de execução dos serviços: Imbetiba, Centro, Nova Macaé, Cancela Preta, Jardim Santo Antônio, Vale Encantado e Praia Campista.

A ação consiste em orientar os moradores sobre o trabalho que será realizado e a importância de receber as equipes, que irão emitir os Laudos de Vistoria e cadastramentos. A ideia é fazer uma avaliação técnica e registro fotográfico da estrutura dos imóveis antes da implantação do sistema de esgoto nas ruas. Desta forma, é possível garantir que, no caso de alguma avaria que ocorra por conta das obras, o dono do imóvel seja devidamente ressarcido.

A técnica de segurança do trabalho, Elisângela de Oliveira Silva, 38 anos, explicou que se sente mais segura com a medida. "Essa vistoria deixa a gente confortável. Ficamos mais seguros, caso aconteça alguma coisa com nosso imóvel", disse a moradora.

Para esse levantamento técnico dos imóveis será necessário que a equipe entre no local onde será feita a vistoria. Todos estarão devidamente paramentados e identificados, além de estarem acompanhados por um fiscal da prefeitura e um da concessionária para garantir ao morador a seriedade e transparência do serviço prestado.

O cadastro realizado durante esta visita servirá, também, para assegurar que a Caixa de Inspeção fique no local e na profundidade indicada, evitando problemas na futura ligação à rede de esgoto.

O coordenador de Licenciamento da Secretaria Adjunta de Saneamento, Henrique Emerick, afirmou que a contribuição do responsável pelo imóvel é fundamental. "Os moradores precisam estar sensibilizados com a importância desse trabalho. A rede de saneamento do município só será eficiente se, após a obra, os moradores realizarem suas ligações", frisou Emerick.