Esgoto Zero na orla prossegue por tempo indeterminado

21/08/2009 15:22:23 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

Objetivo é flagrar ligações clandestinas

Com o objetivo de identificar possíveis ligações irregulares de esgoto e impedir o lançamento in natura na areia da Praia dos Cavaleiros, verificando as instalações sanitárias de casas, prédios e estabelecimentos comerciais, fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) prosseguem com o programa “Esgoto Zero na Orla”.

De acordo com coordenador de Fiscalização Ambiental da Semaurb, Ronaldo Lima, periodicamente a Semmaurb em parceria com o corpo técnico da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) tem feito revisão no esgotamento sanitário dos estabelecimentos comerciais e moradias localizadas na Praia dos Cavaleiros.

- O objetivo principal é identificar possíveis ligações irregulares de esgoto e verificar as instalações sanitárias desses estabelecimentos. Em nossa fiscalização de rotina já identificamos de janeiro até agora cerca de 10 ligações clandestinas na rede de água pluvial, onde os proprietários receberam pesadas multas – disse.

Segundo ele o trabalho consiste em verificar as conexões da rede de escoamento das águas pluviais e lacrar imediatamente aquelas onde são encontradas as ligações clandestinas de esgoto. “Temos focado nosso trabalho de modo a proteger não só a orla, mas todo o meio ambiente da cidade. Além disso, quando constatamos o crime ambiental notificamos e infracionamos com multas para cumprir com a legislação ambiental vigente”.

Esgoto Zero – O programa Esgoto Zero, que começou em janeiro deste ano, visa acabar com as “línguas negras”, de toda orla de Macaé. A iniciativa da prefeitura, através da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo é contribuir para a sustentabilidade local. A finalidade do programa visa que nenhuma água servida ou de esgoto seja direcionada à rede de água pluvial, pois isso ocasiona uma “língua negra” na areia da praia, causando transtornos e doenças aos usuários.

Segundo o assessor especial Hélio de Almeida, que responde interinamente pelo expediente da Semmaurb, a intenção da secretaria é também conscientizar os proprietários de estabelecimentos comerciais e propriedades particulares daquele logradouro sobre a importância de se manter e preservar a natureza.

- Os donos de restaurantes, bares, e outros estabelecimentos, devem tomar consciência que o sucesso do empreendimento dele, depende principalmente da praia limpa. Se eles jogarem esgoto in natura, eles estarão prejudicando a si mesmos e causando grandes prejuízos ao meio ambiente e ao turismo de nossa cidade - enfatizou. Ele acrescenta que a Praia dos Cavaleiros é um dos principais cartões postais do município e merece toda a atenção.

Novos empreendimentos – A prefeitura tem notificado também os novos estabelecimentos comerciais que estão sendo construídos na Orla dos Cavaleiros, bem como a da Praia Campista a apresentar seus projetos de esgotamento sanitário antes de começar a obra.

- Quando um empreendedor se propõe a construir seu estabelecimento, recebe orientação da prefeitura sobre a necessidade da construção do sistema de esgotamento sanitário adequado, visando evitar danos ao meio ambiente. No caso da orla da Praia dos Cavaleiros, o sistema proposto, visto a inexistência de rede coletora de esgoto, é o conjunto, caixa detentora de gordura, fossa séptica, filtro anaeróbio e sumidouro devidamente dimensionados para atender a demanda do empreendimento - conclui Hélio.