Espaço Mulher Cidadã qualifica para o mercado de trabalho

07/07/2015 16:22:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

Aulas foram ministradas por técnicos especializados

O Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, encerrou nesta terça-feira (7), cursos que qualificam o público feminino para o mercado de trabalho. Cerca de 40 cursistas participaram das aulas teóricas e práticas nas modalidades de Auxiliar de cabeleireiro e corte, Pintura em tecido e de Manicure. As aulas foram ministradas por técnicos especializados e as participantes receberam certificação.

A qualificação, que contou com a parceria do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) em alguns cursos, faz parte do programa Renda Mulher, que prepara gratuitamente a mulher para ter uma profissão ou função e ajudar na economia familiar. Só este ano, o programa beneficiou cerca de 80 mulheres. Desde o mês de abril o Espaço Mulher já ofereceu os cursos de patch work (trabalho com retalho) e auxiliar de cabeleireiro, cada um com duração de três meses.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos humanos, Josefa Sampayo, garantiu a continuidade do serviço oferecido às mulheres que buscam sua autonomia como meio eficaz de combater a pobreza, além de estimular um desenvolvimento verdadeiramente sustentável.

- Seguindo determinação do nosso prefeito, Dr. Aluízio, sempre preocupado com a causa social de nossa cidade, pretendemos dar continuidade ao trabalho que está sendo executado no Espaço Mulher Cidadã, com o oferecimento de cursos que capacitam e fortalecem a autonomia financeira das mulheres e a igualdade de gênero, além de abrir portas para quem busca sua inserção no mercado de trabalho – assegurou.

O instrutor Francisco Vitor, que começou a aplicar a pintura em tecido em Cabrália/BA e que agora capacita pelo Cetep, em Macaé, inovou com a turma de pintura em tecido. “Nestas 180 horas/aula que tivemos, aplicamos uma nova técnica com as alunas e saímos do tradicional pano de prato para as novas texturas (tecidos em algodão cru, linho, poliéster e veludo), preparando-as para no futuro comercializarem suas obras primas. Além disso, saímos da sala de aula para vivenciarmos as paisagens que elas pintaram em seus tecidos”, explicou.

A dona de casa Ivana Ferreira, 40 anos, moradora no Parque Aeroporto, estava satisfeita com o resultado de sua qualificação. “Sempre gostei de pintar, mas sentia uma necessidade em me aperfeiçoar na arte, por isso, vim buscar o Espaço Mulher. O curso é gratificante porque aprendi muitas técnicas novas como a 'naifi' (pintura de paisagens), por exemplo. Pretendo praticar mais e no futuro e comercializar minhas pinturas em tecido”, disse.

Novos Cursos – O Espaço Mulher Cidadã Erosita Leclerc, localizado na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba, está com inscrições abertas para os cursos de Auxiliar de cabeleireiro II, Pintura em tela e outros materiais. O curso de Designer de sobrancelhas e maquiagem começa no próximo dia 10 de agosto - muito procurado, já encerrou inscrições. Para se matricular, o interessado deverá comparecer pessoalmente no espaço, munido de cópias dos seguintes documentos: identidade, CPF, comprovante de residência e uma foto 3X4.