Especialistas realizam medição de ruídos no prédio da prefeitura

02/04/2008 17:26:34 - Jornalista: Joanna Benjamin - estagiária

A prefeitura de Macaé, por meio da secretaria Executiva de Recursos Humanos e do Serviço Especializado em Engenharia, Segurança e Medicina do Trabalho realizou, na manhã de quarta-feira (2), ação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) em atendimento a NR-09 (norma regulamentadora) estabelecida pela Lei 6514 da secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho do Ministério do Trabalho. A medição foi realizada no prédio da prefeitura de Macaé com o decibelímetro - aparelho usado para medição de ruídos - cedido pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT).

De acordo com o engenheiro químico pós-graduado em Segurança no Trabalho do IMMT e da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) da prefeitura, Luiz Carlos da Silva, a ação consiste na elaboração do PPRA. ”Queremos garantir a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores contra os riscos existentes no ambiente de trabalho”, disse, explicando que os riscos de agentes físicos são aqueles decorrentes de ruídos e vibrações, pressões anormais em relação à pressão atmosférica, temperaturas extremas e radiações ionizantes e não ionizantes e os agentes químicos como poeiras e fumos e gases e vapores além dos agentes biológicos.

Além da equipe da Cipa, estiveram na visita os operadores do decibelímetro, Roberto Mendonça e Pedro Peixoto, que conduziram toda verificação de ruídos do ambiente. Foi constatado que a medida de ruídos no prédio da prefeitura estava abaixo do limite máximo de tolerância.