Espetáculo “Gênese” encanta a platéia

01/10/2008 15:23:06 - Jornalista: Andrea Lisbôa

A Cia de Encenações Musicais de Lu Maia e Mauro Menezes apresentou na terça-feira (30), no Teatro Municipal de Macaé, seu espetáculo mais recente: “Gênese”. O grupo carioca, que possui há cinco anos um núcleo no Sana, na região serrana de Macaé, faz uma homenagem ao distrito e um alerta relativo às agressões à natureza.

O espetáculo estreou em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, na Central do Brasil, no Rio de Janeiro, a convite do Sesc. O evento é freqüentemente exibido na TV Sesc. Com primorosa trilha sonora montada a partir de composições de Mauro Menezes e interpretada por ele, Lu Maia, suas filhas Mariana e Raquel Maia e Fabiano Freitas, o espetáculo é um passeio por diferentes artes: teatro, música e poesia. Assim como as letras das canções, os poemas de Lu e Mauro têm força e grande beleza.

Vale destacar ainda as performances dos músicos Reginaldo Borges e Pedro Fittipaldi, que com percussão e violino deram um toque mágico às cenas. Outro parêntese a ser aberto refere-se à atuação de Mariana e Raquel, com formação em teatro e dança. Afinadas, elas reúnem belas vozes com expressividade cênica.

A mensagem proposta pelos autores chega ao público por meio de cenas criativas que utilizam recursos variados. A montagem provoca reflexão sobre as ações e o papel do homem como um dos habitantes do planeta entre outras criaturas. Ambição, ganância e irresponsabilidade são liricamente apontadas por linguagem poética apoiada em melodias envolventes.

A peça, com duração de 45 minutos, inclui citações do poema “Águas Risonhas”, de Bachelard, e de poesias de Augusto dos Anjos e de Cecília Meirelles. “Reflorestar o próprio coração”, com essa mensagem final, a Cia de Encenações Musicais deu seu recado e confirmou seus talentos.

A companhia, fundada há 30 anos, há 25 atua em Macaé. Atualmente, o grupo é familiar: Savana Maia, uma das filhas do casal assina a iluminação e som. A Cia. produz seu próprio repertório, trabalhando em turnês para o Banco do Brasil e no projeto “Ciranda de Espetáculos”, pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Depois da apresentação em Macaé, o “Gênese” irá para o Espaço Cultural Moitará, na Lapa.