Esporte levado aos alunos da rede de ensino durante a Semana da Criança

08/10/2009 18:11:28 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Douglas Fernandes

Quadra do Lar de Maria é o mais novo espaço para atividades esportivas da rede municipal de ensino.

Aberto nesta quinta-feira (8) na quadra do Espaço Lar de Maria, no centro da cidade, mais uma atividade recreativa pela Semana da Criança, promovida pela prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação. Cerca de 300 crianças do ensino infantil participaram do encontro que reúne atividades culturais e esportivas, que prosseguem nesta sexta-feira (9) a partir das 9h.

Nesta quinta-feira, os alunos das escolas Eléia Tabagiba, Professora Hilda Ramos, Professor Joaquim Luiz Freire Pinheiro e Átila de Aguiar Maltez Júnior realizaram apresentações de capoeira aumentando assim as iniciativas que a secretaria pretende oferecer aos alunos da rede no que se refere ao esporte.

Localizada na Avenida Rui Barbosa, 1563, a quadra do Lar de Maria atenderá a partir de agora atividades esportivas ligadas a rede municipal de ensino, promovendo a integração dos alunos com outras ações recreativas.

- Esperamos que este espaço possa ser mais um braço integrador das ações da secretaria com os demais órgãos da prefeitura. Esporte, cultura, meio ambiente e lazer são iniciativas que a educação tem trabalhado nas escolas desde o início deste ano, observou Marilena Garcia, secretária de Educação e também vice-prefeita.

O fomento do esporte em Macaé e a realização dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro em 2016 também foram comentados pela secretária. “Queremos que a quadra do Lar de Maria, sirva de local para a prática de esportes e quem sabe de trampolim para o descobrimento de novos atletas. Macaé estaria assim entrando na era do esporte olímpico”, revelou.

A aluna Joyce Teixeira Cordeiro, de seis anos, da escola Eléia Tatagiba, ficou surpresa com a aula de capoeira ecológica. “Fiz um monte de movimento engraçados, virando de lado, de costas e saltando no ar. Me diverti muito” disse.

A abertura do evento contou com a presença de diretores de escolas, funcionários da casa do Lar de Maria além de pais e alunos de outras instituições de ensino. As atividades foram abertas com apresentação de Capoeira, com mostra de Dança do coco, Puxada de Rede, Maculelê, Samba de Roda, Aula de Capoeira Ecológica e encerrando as atividades do dia com uma grande roda de capoeira.

À tarde foram realizadas oficinas de pipa, bijuteria, artesanato, animação infantil e esquetes teatrais. Hoje ocorrerão oficinas de música, apresentação de danças, encerrando a programação com o Grupo Levando a Vida na Flauta.