Estação de Esgoto: 63% dos trabalhos da rede concluídos

15/09/2015 11:49:00 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Bruno Campos

Rede coletora terá 42 quilômetros

Continua a instalação dos 42 quilômetros da rede coletora direcionada ao primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Centro. A estação está sendo construída na Linha Verde, vai atender 40 mil pessoas dos bairros Vale Encantado, Glória, Granja dos Cavaleiros, São Marcos, Novo Cavaleiros e Cancela Preta e é fruto da Parceria Público Privada (PPP) firmada com a Odebrecht Ambiental, responsável pelas obras, e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), com ação fiscalizadora.

Iniciadas em abril, as obras seguem, ininterruptamente, sendo executadas atualmente por 42 frentes de trabalho que atuam em diferentes trechos por onde a rede coletora de esgoto está sendo implantada. Até o momento, 25,6 quilômetros de redes coletoras já foram assentadas, ou seja, 63% das obras estão concluídas e começou a implantação da linha de recalque, que representa 11 quilômetros.

Na atual etapa, os trabalhos da ETE Centro se concentram na conclusão das instalações das tubulações, na aplicação da laminação (revestimento para proteção das chapas) e na pintura da estrutura. A primeira etapa das obras do Subsistema Centro será concluída em dezembro de 2015. Nesta fase, o primeiro módulo da ETE estará pronto e funcionando e terá capacidade para tratar cem litros de esgoto por segundo.

Com a execução dessas obras, aliada à construção da Estação de Tratamento de Esgoto Centro, todo o esgoto gerado nesta região será coletado, tratado e devolvido ao meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação. O ponto final será o Canal do Capote, situado ao longo da Linha Verde.

Até final do ano, com início da operação do primeiro módulo da ETE Centro, a operação do subsistema Mutum, o funcionamento das ETEs Glicério e Sana, a coleta e o tratamento de esgoto estarão disponíveis para cerca de 60 mil pessoas.

Várias ruas dos bairros Granja dos Cavaleiros, Bairro da Glória, São Marcos, Cancela Preta e Vale Encantado tiveram a rede implantada e em outras a rede foi parcialmente instalada e as obras continuam. Ruas já atendidas: Luís Carlos de Almeida, Carlos Agostinho, Sem nome, Jequitibá, Tupinambá, Tapajós, do Ipê, Tocantins, Alameda Tenente Célio, P1 e Rua Arquimedes de Souza França, Josias Ferreira Lima, Prefeito Aristeu Ferreira da Silva, Rodolfo David Gomes e Aloísio da Silva Gomes, entre outras.

A abertura destas redes exige todo um preparo e para evitar maiores transtornos aos motoristas e garantir a segurança aos pedestres, os locais recebem sinalização e as obras acontecem dentro da margem de segurança.

Segundo a prefeitura, as ações vão contribuir com a expansão e universalização do sistema de esgotamento sanitário na cidade.


Fotos Relacionadas