Estação de Tratamento de Água: oito mil famílias beneficiadas

19/06/2008 15:12:07 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A partir desta sexta-feira (20), a comunidade de Córrego do Ouro terá água de excelente qualidade nas torneiras. Construída pela prefeitura, a Estação de Tratamento de Água (ETA) será entregue às 11h pelo prefeito Riverton Mussi, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade do distrito. A obra faz parte das ações da prefeitura de levar saneamento básico e água tratada de qualidade a todo o município, incluindo para a região serrana. A nova ETA vai beneficiar cerca de oito mil famílias de Córrego do Ouro.

A água – captada no Córrego do Ouro - é considerada de ótima qualidade, com turbidez baixa e PH excelente. A ETA conta com um laboratório próprio, que fará testes de qualidade diários, para garantir a potabilidade da água distribuída à população. A obra foi feita pela Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa) em parceria com a Secretaria Executiva do Interior.

O presidente da Emhusa, José Cabral, explica que a ETA conta com reservatório com capacidade para armazenar 150 mil litros de água. “É do reservatório que desce a água já tratada na ETA para a rede de distribuição. Fizemos vários testes, que mostram que a pressão é suficiente para abastecer toda a rede. A água desce do reservatório para a rede por gravidade, que é o método mais econômico”, comentou.

As obras em Córrego do Ouro incluíram todo o sistema de captação, tratamento e distribuição de água. A prefeitura não construiu apenas a Estação, mas toda a captação e a rede de distribuição, já que o distrito não contava com rede para levar a água até as residências.

- Além de Córrego do Ouro, a prefeitura vai levar às outras localidades da serra o tratamento de água e de esgoto. Já está pronto o projeto da ETA do Sana e a prefeitura vai dar início à obra. Vamos iniciar a construção da ETA de Glicério. Em Trapiche, a ETA existente capta e trata a água. Em breve todas as localidades serranas contarão com esse benefício, disse o presidente da Emhusa.