Estação de Tratamento de Esgoto Centro receberá arte em grafite

07/12/2015 09:06:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Henrique Madeira

ETE Centro vai beneficiar 40 mil pessoas e terá grande painel de grafite

Em construção, o primeiro módulo da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) do Subsistema Centro, além de beneficiar 40 mil pessoas de cinco bairros com captação e tratamento de esgoto, será um dos maiores painéis de arte de Macaé, com a pintura do tanque utilizando a técnica de grafite. Serão quatro estações definidas pela Parceria Público Privada (PPP), da qual fazem parte a prefeitura, Odebrecht Ambiental, como executora das obras, e a Empresa Pública Municipal de Saneamento (Esane), que fiscaliza as ações da PPP.

Os quatros artistas que participarão da intervenção possuem trabalhos expostos no Brasil e no mundo. A arte, seja ela abstrata, foto referência ou realismo, enriquecerá o mural, que terá seis metros de altura e 38 metros de diâmetro.

Para Marlon Muk, um dos artistas participantes, o grafite é capaz de mobilizar a sociedade para uma discussão positiva. “O grafite é uma arte plural, transmite a informação a diversos tipos de pessoas. Em Macaé, a atividade está presente desde 1995 e é tratada pelo poder público com muito carinho. Nada melhor do que usá-la para propagar os benefícios do esgotamento sanitário”, diz o artista macaense.

Participam também os artistas Márcio SWK, reconhecido pela harmonização de tons fortes e pelo “Wild Style”; Marcelo Jou, grafiteiro e artista plástico, que já teve seus trabalhos expostos no Rio de Janeiro, Estados Unidos e Emirados Árabes; e José Anderson Costa, mais conhecido como Duim Graffiti, que retrata o realismo e já participou dos principais festivais de arte em grafite no país.

A ETE Centro está sendo instalada na Linha Verde, em área de 52 mil metros quadrados. Os bairros beneficiados por essas obras são Granja dos Cavaleiros, Bairro da Glória, Vale Encantado, Cancela Preta e parte do São Marcos. Com essas ações, o município fechará o ano com 60% da população atendida com o tratamento de esgoto, avançando na área de saneamento básico, já que no início de 2013 Macaé tinha apenas pouco mais de 0% do esgoto captado e tratado.

A estação contará com a tecnologia de tratamento terciário, a mais moderna e segura prática de desinfecção e eliminação dos causadores de poluição.


Fotos Relacionadas