Estação de Tratamento do Lagomar entra em operação

05/10/2016 09:10:00 - Jornalista: Izabel Monteiro

Foto: Maurício Porão

Tratamento de esgoto irá beneficiar cerca de 30 mil moradores

A Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lagomar começou a funcionar em terreno localizado no Engenho da Praia, ao lado da ETE Engenho da Praia. Com o início da operação pela Prefeitura de Macaé, todo o esgoto da localidade está sendo captado e tratado, beneficiando uma população de cerca de 30 mil moradores.

A Estação conta com 60 quilômetros de redes coletoras de esgoto e capacidade para tratar até 40 litros por segundo. As bombas, os motores, a parte elétrica e a hidráulica da ETE Lagomar e das 11 estações elevatórias já foram inspecionados e estão em pleno funcionamento. O tratamento é realizado a nível secundário com processo de lodo ativado por aeração prolongada, podendo atingir uma eficiência de 80% de remoção da matéria orgânica.

O início da operação da ETE na zona norte faz parte do pacote de investimentos da prefeitura que prioriza a realização de obras de saneamento. A iniciativa, adotada desde 2013, contribui para a saúde da população, bem como para a preservação ambiental, com a destinação adequada dos efluentes. No Lagomar, por exemplo, o esgoto deixa de ser lançado no Canal Macaé/Campos que corta o Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

ETE Lagomar - A ETE foi construída em módulos, o que vai possibilitar futuras ampliações. Depois do tratamento, a água pode ser reaproveitada para regar jardins em áreas públicas. Ao chegar na unidade, o esgoto é encaminhado para o tratamento preliminar, passando pelo gradeamento, pela caixa de areia e gordura, onde ocorre a retenção de resíduos sólidos como plásticos, tecidos, pedras, pedaços de madeira, areia, materiais sedimentáveis e sólidos flutuantes.

Depois que a vazão é aferida, o esgoto bruto segue para a Estação Elevatória de Esgoto, onde é bombeado para os tanques de aeração. Nesta unidade, o esgoto é misturado ao lodo ativado (microrganismos aeróbios), e aerado, sofrendo, desta forma, "oxidação biológica". Em seguida o esgoto segue para a separação, se liquida da fase sólida, através de um sistema de decantação. No decantador, parte do lodo ativado retorna para os tanques de aeração para garantir a eficiência do sistema e o restante do lodo passa pelo processo de desaguamento, através da centrífuga. O líquido centrifugado retorna para o início do tratamento e o lodo é encaminhado para o destino adequado.

Macaé possuiu uma média do volume de esgoto gerado de 44.560 metros cúbicos por dia, ou 520 litros por segundo.



Fotos Relacionadas