Estádio: arquibancadas do setor norte serão entregues no final de dezembro

12/11/2008 16:24:42 - Jornalista: Tiago Ferreira

A Prefeitura de Macaé entregará o lance de arquibancadas do setor norte (beira rio) do Estádio Cláudio Moacyr de Azevedo até o fim do mês de dezembro. A informação é do secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, que nesta quarta-feira (12) pela manhã esteve no local vistoriando o andamento das obras de remodelação do estádio.

- Estamos trabalhando em ritmo acelerado para que possamos entregar este setor até o fim de dezembro, um mês antes do início do Campeonato Carioca. Houve um atraso no cronograma das obras devido às chuvas, mas acredito que nós teremos um estádio para seis a sete mil lugares em janeiro, explicou o secretário.

Segundo ele, além dos cinco mil assentos do setor norte, há a expectativa de a prefeitura entregar um espaço de 1,5 mil lugares no setor sul, que está fase de estaqueamento. Sob as arquibancadas deste setor ficarão os vestiários. Outra medida para aumentar a capacidade do estádio seria a instalação de arquibancadas metálicas atrás dos gols.

- Não sei se teremos condições de receber os jogos contra os grandes clubes, porém contra os demais adversários acredito que não há problemas. Pela nossa previsão, o estádio estará pronto em março. Estamos com 76 operários no canteiro de obras e, se o tempo ajudar, a entrega poderá acontecer antes do tempo, disse Tadeu Campos.

Depois de pronto, o Cláudio Moacyr terá dois lances de arquibancadas pré-moldadas, com capacidade para cinco mil torcedores cada. O estádio também ganhará cabines de rádio e tevê, vestiários, lojas para os comerciantes locais, além de área de lazer com playground e quadra poliesportiva. Com isso, a prefeitura atende as exigências técnicas para que o local possa receber jogos importantes.

O projeto original de reforma do estádio sofreu mudanças para atender a NBR-9050, norma que trata da acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. As modificações vão beneficiar portadores de necessidades. Outro projeto elaborado dentro da reforma do Cláudio Moacyr atenderá à construção de uma escola sob as arquibancadas do setor norte.

- Essa escola vai atender crianças de 2 a 10 anos de idade. Contará com dez salas de aula e todas as estruturas necessárias para dar suporte à unidade. A licitação para iniciar a construção da escola acontecerá depois de concluídas as obras no estádio, acrescentou o secretário de Obras.

Com esta obra, a prefeitura de Macaé atende as exigências do Estatuto do Torcedor, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Vigilância Sanitária, Polícia Militar e da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj). Segundo Tadeu Campos, haverá licitação também para a instalação de refletores para os jogos noturnos.