Estado cede oficialmente Condomínio Industrial para a prefeitura

30/10/2008 13:59:56 - Jornalista: Simone Noronha

Agora é oficial. A prefeitura de Macaé já está responsável pelo Condomínio Industrial, para dar espaço a novos empreendedores e grupos que queiram se instalar no município. A cessão da área foi assinada nesta quarta-feira (29) pelo governador Sérgio Cabral e pelo secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Júlio Bueno.

Macaé é a primeira cidade do interior do Estado a receber a cessão da área, dentro do projeto de reestruturação da Companhia de Desenvolvimento Industrial do Estado do Rio de Janeiro (Codin), que está repassando para as prefeituras a administração dos seus condomínios industriais.

Com área de 412 mil metros quadrados, localizada próximo ao distrito de Cabiúnas, o Condomínio de Macaé já conta com duas novas empresas prontas para se instalar e uma já prestes a assinar convênio com a prefeitura. Localizado em uma área privilegiada – próximo a Cabiúnas, às margens da RJ-106, com acesso à RJ-178 e à linha férrea – o Condomínio já está tendo a sua infra-estrutura preparada para receber as empresas.

De acordo com o secretário de Indústria e Comércio, Guilherme Jordan, a cessão da administração do Condomínio para o município é fruto de um trabalho iniciado em agosto do ano passado pelo prefeito Riverton Mussi.

- O prefeito conseguiu provar para o governador as vantagens de o Condomínio Industrial ser administrado pela prefeitura, que conhece as reais necessidades do município, suas prioridades e carências, podendo assim dar maior aceleração na atração de empresas. Com o sinal verde do governador, nestes oito meses até a cessão oficial, paralelamente já fomos trabalhando no projeto de captação de novas empresas. Nossa meta é instalar até junho do ano que vem 14 empreendimentos na área, comentou o secretário.

Já estão com o projeto aprovado pela Secretaria de Indústria e Comércio a empresa GLP, que vai investir R$ 5 milhões na sua implantação em Macaé, e a 4Pipe, com investimentos de R$ 2 milhões. As duas atenderam todos os requisitos exigidos pela prefeitura para se implantarem no Condomínio, e juntas vão gerar cerca de 200 empregos. A prefeitura também está na fase final de análise da proposta feita pela Apex International, fabricante de válvulas.

- Essas empresas são o exemplo do que queremos: geração de emprego e renda para o município, com prioridade para a mão-de-obra local, e diversificando a nossa economia. Além disso, as duas já aprovadas não oferecem riscos de impacto ambiental, característica fundamental para a implantação no Condomínio, que fica na área de entorno do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, disse Guilherme Jordan, adiantando que já existem outras oito empresas que apresentaram projetos para novos negócios.


Para se instalar na área, a empresa deve apresentar uma carta-consulta com a descrição do projeto a ser implantado, e demonstrar suas vantagens em termos de geração de renda e emprego para o município. Cada área industrial oferecida no Codin tem cerca de 6,5 mil metros quadrados. Os lotes são vendidos com preço definido pelo Governo do Estado. O valor pode ser dividido em até 24 vezes, com 30% de entrada. Outro pré-requisito para a empresa é ter no mínimo três anos de funcionamento.