Estado fortalece ações para viabilização de transporte ferroviário de passageiros

26/03/2009 16:06:27 - Jornalista: Luciene Rangel

Foto: Robson Maia

Assunto já hava sido abordado com o secretário em reunião em Campos

O secretário de Transportes do Estado do Rio de Janeiro, Júlio Lopes, declarou pleno apoio em buscar soluções e parcerias para que o município de Macaé passe a contar com o transporte ferroviário de passageiros. A declaração foi dada ao prefeito Riverton Mussi que, acompanhado dos secretários de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira; e de Governo, André Braga, participou de reunião na sede da Secretaria de Estado nesta quarta-feira (25).

O secretário Júlio Lopes colocou à disposição do governo municipal a equipe técnica da sua secretaria para a realização de estudos de viabilidade técnica visando a implantação do trem de passageiros. Para o secretário de Mobilidade Urbana, Jorge Tavares Siqueira, a aproximação dos governos estadual e municipal é fundamental para o avanço de projetos que resultem em benefícios à população.

- Estamos comprometidos em buscar soluções que atendam a crescente demanda por transporte coletivo em Macaé. A oportunidade de contarmos com o governo estadual neste desafio torna cada vez mais nosso desejo uma realidade, declara o secretário, que afirma estar dedicado integralmente no andamento deste projeto.

Durante o encontro, foi proposto pelo prefeito a criação de uma comissão integrada por representantes das secretarias de Mobilidade Urbana, de Governo, do Governo do Estado e de outros órgãos afins para acompanharem os estudos e levantamentos que serão feitos na composição do sistema ferroviário de transporte de passageiros na cidade.

Nesta quinta-feira (26), o secretário Júlio Lopes cumpriu agenda em Brasília, sendo portador de ofício da Prefeitura de Macaé solicitando a aproximação da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) no processo. Também foi compromissado pelo secretário de estado interceder junto a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e a Vale do Rio Doce para participarem do processo de criação da alternativa no transporte em Macaé.