Estande apresenta Cidade Universitária e Centro de Idiomas na Semana de Ciência

22/10/2014 17:53:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer / Funemac – Comunicação

A oportunidade de conhecer a Cidade Universitária e o Centro Musical de Idiomas (CMI) está ao alcance de todos na Praça Veríssimo de Mello, no Centro, no estande da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), na Ciência na Praça, da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento acontece em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, por meio da Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, que realiza a semana.

Até esta quinta-feira (23), uma equipe da Superintendência Acadêmica da Funemac está no estande, das 9h às 15h30, recebendo o público interessado em conhecer o polo universitário e o CMI. É o projeto "Conhecendo a Cidade Universitária" que leva até os cidadãos todas as informações de como estudar no campus.

No estande, as pessoas assistem ao vídeo institucional apresentando a Cidade Universitária e recebem folhetos explicativos sobre os cursos oferecidos pelas três Instituições de Ensino Superior (IES) que compõem o polo: FeMASS, pública municipal, e as federais UFF e UFRJ. Juntas, elas oferecem, gratuitamente, 17 cursos de graduação e outros de pós-graduação. Já o CMI oferece, também gratuitamente, cursos de inglês e espanhol, prioritariamente, para estudantes de 12 a 18 anos da rede pública municipal.

Além disso, as pessoas interessadas participam na hora da pesquisa sobre o polo, preenchendo o formulário com perguntas sobre a Cidade Universitária. A equipe da Superintendência Acadêmica informou que o público que tem procurado o estande na praça é composto basicamente por pessoas que já concluíram o Ensino Médio há algum tempo e querem voltar a estudar.

O Conhecendo a Cidade Universitária foi criado para informar aos alunos do Ensino Médio do município e região sobre a estrutura física do campus, as instituições nele estabelecidas e os diversos cursos oferecidos a fim de fortalecer a interiorização da universidade pública em Macaé. O projeto é desenvolvido pelo Centro de Extensão e Sociedade (Centrexs), vinculado à Superintendência Acadêmica da Funemac.

A Cidade Universitária é mantida pela prefeitura, por meio da Funemac. Os cursos oferecidos são os seguintes: FeMASS - Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação; UFF - Administração, Ciências Contábeis e Direito; e UFRJ - Licenciatura e Bacharelado em Química, Ciências Biológicas, Farmácia, Medicina, Nutrição, Engenharias de Produção, Mecânica e Civil, Enfermagem e Obstetrícia, além de cursos de pós-graduação. Está localizada à rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.