Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil é lançada em escola municipal

04/12/2014 13:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Ana Chaffin

A ação consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó na alimentação de estudantes na faixa de 3 anos e 11 meses

Foi lançada oficialmente, nesta quinta-feira (4), a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó-NutriSUS. A primeira etapa do trabalho acontece em duas unidades municipais do segmento infantil. Uma delas é a Escola Municipal de Educação Infantil Maria das Dores de Souza Tavares (Morro de São Jorge). A ação consiste na adição direta de vitaminas e minerais em pó na alimentação de estudantes na faixa de 3 anos e 11 meses, especificamente das unidades atendidas pelo Programa Saúde na Escola (PSE) em prol da prevenção integral da saúde da criança.

A atividade já está sendo reconhecida pelos pais dos alunos e profissionais da unidade. De acordo com a diretora adjunta da Escola Maria das Dores de Souza Tavares, Ecileia Oliveira, os pais ficaram satisfeitos com a adesão desta estratégia. “Esta iniciativa está fazendo diferença”, disse, acompanhada da aluna que recebe o suplemento, Clara dos Santos.

Durante o lançamento foram realizadas diversas atividades como avaliação do estado nutricional das crianças; cadastramento no Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- SISVAN; medição do peso e altura, além de apresentação do Grupo de Teatro Arte em Saúde (Grutas). Durante a encenação lúdica foram transmitidas questões como cuidado com higiene e alimentação. Ainda na programação, a equipe da Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), da Secretaria de Saúde, apresentou uma peça teatral. Também houve dinâmicas e degustação de salada de frutas.

Estiveram presentes a nutricionista da Catan, Márcia Prata; a farmacêutica do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Bianca Branco; representantes do Programa Saúde na Escola, Leandro Ramos e Dirce Peçanha; e a enfermeira do Estratégia Saúde da Família (ESF- Morro de São Jorge), Marlene Oliveira. O trabalho conta com a atuação da coordenadora da Catan, Karine Lima; e coordenadora do Programa da Criança, Michele Escobar, que também estavam no evento.

Outra unidade contemplada com a estratégia é a de Educação Infantil Laura Sueli de Campos Bacelar, situada na Ajuda. Ao todo, o município atende 90 alunos, que foram devidamente autorizados pelos pais e responsáveis para receber os sachês durante a merenda escolar. Esta primeira etapa do trabalho consiste em 60 doses. No entanto, de acordo com a coordenação da Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó, após o dia 19 deste mês, término de ano letivo, haverá uma pausa de quatro meses para uso do produto. A previsão é que o Pó-NutriSUS retorne à alimentação dos alunos no mês de abril do próximo ano, período em que haverá o lançamento da segunda etapa, na própria unidade Laura Sueli de Campos Bacelar.

A ação, que é realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios, é estabelecida pelo ação Brasil Carinhoso, componente do Plano Brasil Sem Miséria. O pó, que é adicionado na refeição do almoço (já pronta) dos alunos não tem sabor, fator que não influencia no paladar dos estudantes. Para cada aluno é utilizado um sachê, que contem cinco gramas.

O trabalho, que também visa atender crianças de seis meses, tem como objetivo potencializar o desenvolvimento infantil, reforçar a prevenção e controle das deficiências de vitaminas e minerais, especialmente causadores e anemia e de deficiência de ferro. As doses preventivas do pó contam com 15 micronutrientes e substituem a suplementação de sulfato ferroso, que era indicada pelos especialistas em forma de xarope.

De acordo com a coordenação do trabalho em Macaé, todos os pais, responsáveis e educadores foram orientados quanto ao uso adequado do suplemento em pó, que é somente utilizado na escola uma vez ao dia, com exceção dos finais de semana. Estudantes que apresentam anemia falciforme e fazem uso de sulfato ferroso não podem receber a Estratégia de Fortificação.

Parceria - A estratégia é uma parceria interdisciplinar Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (CATAN), Programa Saúde na Escola (PSE), Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Estratégia Saúde da Família (ESF) e coordenação do Programa da Criança.

Importância - O Governo Municipal aderiu a Estratégia de Fortificação da Alimentação Infantil com Micronutrientes em Pó- NutriSUS, por entender que a infância é um período em que se desenvolvem potencialidades.

De acordo com registros, foi identificado que 200 milhões de crianças menores de cinco anos, residentes em países em desenvolvimento, não atingem seu desenvolvimento adequado, sendo a anemia um dos fatores atribuídos a essa condição. Com isso, essas crianças possuem maior probabilidade de baixo rendimento escolar. Diante desta situação, a anemia é considerada um problema de saúde pública nos países em desenvolvimento e também nos desenvolvidos.


Fotos Relacionadas