Estudante da UFF-Macaé ganha prêmio de Direitos Humanos

27/11/2013 16:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Daniel Rodrigues Thomazelli, de 21 anos, foi o vencedor do II Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos

O sonho do estudante do curso de Direito da UFF-campus Macaé, Daniel Rodrigues Thomazelli, 21 anos, era ser jogador de futebol e graças a ele, junto com outra vocação, foi o vencedor do II Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos, entregue este mês, no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Ele ganhou na categoria Trabalhos Acadêmicos, levando, dessa forma, ao Poder Legislativo e a todos os presentes no evento, o trabalho que é desenvolvido pela prefeitura, na Cidade Universitária, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac).


O universitário venceu com o artigo acadêmico "A Limitada Efetivação da Tutela dos Direitos Humanos da Criança e do Adolescente e o Trabalho Infantil nas Categorias de Base dos Times de Futebol de Menor Expressão no Estado do Rio de Janeiro".

- Atuei como jogador de futebol nas categorias de base de clubes de vários estados, como Cabofriense-RJ, América de Natal-RN, Legião-DF, onde presenciei afrontas a direitos básicos das crianças e adolescentes. Diante desta realidade, para mim já notória, mas não muito debatida, tenho como objetivo realizar vários estudos abordando a temática dos direitos das crianças e adolescentes que atuam nas categorias de base de clubes de futebol -, ressaltou.

Este foi o primeiro trabalho do estudante, que já começou premiado. A orientação do estudo foi da professora Giovanna Frisso, do curso de Direito da UFF-campus Macaé. Para a conclusão do mesmo, o estudante contou que entrevistou jogadores de futebol de clubes das categorias de base do estado e comprovou, analisando os resultados com os dispositivos da legislação pátria e tratados internacionais sobre direitos da criança e do adolescente, em que medida estes direitos não estão sendo tutelados.

- Uma das conclusões são fortes evidências de exploração de trabalho infantil por clubes do Rio de Janeiro. Esta premiação me trouxe ainda mais motivação para seguir com os estudos nesta área, na qual já penso desenvolver a minha monografia, buscando expandir mais o tema - afirmou.

Daniel Thomazelli mora em Cabo Frio e, além de estudante na Cidade Universitária, é estagiário no Centro de Assistência Judiciária da UFF (Cajuff). Ele destaca também que a premiação garantiu mais visibilidade ao curso de Direito da UFF-Macaé, que obteve em 2013 o conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). “Espero que estas recentes conquistas do curso de Direito da universidade, de alguma maneira, se revertam em mais investimentos em nossa formação”, concluiu o estudante premiado.

O prêmio foi entregue no auditório Antonio Carlos Amorim, com presença, além dos vencedores e seus familiares, também das famílias vítimas de violência no estado. Esta segunda edição do prêmio contou ainda com o apoio da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj), do Afroreggae e do Movimento Gabriela Sou da Paz.

Conheça o prêmio

Criado em 2012, pela Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj), com apoio do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o Prêmio Juíza Patrícia Acioli de Direitos Humanos homenageia a magistrada da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, assassinada em Piratininga, Niterói, em agosto de 2011, e enfatiza as causas humanistas. Tem ainda o propósito de demonstrar a necessidade de um trabalho preventivo de segurança dos magistrados.

A juíza idealizadora do prêmio e diretora de Direitos Humanos na Amaerj, Denise Appolinária, falou, através da assessoria da organização, sobre a importância do evento. “A magistratura compreende que o prêmio criado em memória da juíza Patrícia Acioli é, na verdade, voltado para todas as vítimas de violência em todo o Brasil. Com isso, fincamos um ponto fundamental para a criação de mais e melhores políticas públicas, de modo que pessoas sejam cada vez menos vitimizadas”.