Estudantes da rede municipal participam da IV Maratona Ecológica do Parque do Atalaia

26/11/2009 15:23:14 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Divulgação

Maratona termina nesta sexta-feira

Alegria e conscientização ambiental são os resultados da IV Maratona Ecológica do Parque Municipal do Atalaia, que prossegue até sexta-feira (27). Estudantes de cerca de 10 unidades da rede municipal de ensino de Macaé participam da programação iniciada na terça-feira (24). Idosos de grupos de convivência e alunos da rede estadual também fazem parte do evento.

Durante o projeto, cerca de 200 alunos visitam diariamente o Parque Municipal do Atalaia. No espaço, eles têm a oportunidade de realizar atividades ambientais. Nesta quinta-feira (26), alunos das escolas municipais Professora Maria Letícia e Jacyra Tavares visitaram o parque. Na sexta-feira (27), será a vez dos colégios Wolfango Ferreira e Dolores Garcia Rodrigues.

Animada, a estudante Larissa dos Santos, 9 anos, disse que não vai se esquecer da maratona. Aluna do Colégio Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, a menina ficou encantada com o parque. “Adorei tudo que vi e aprendi muito sobre o meio ambiente: água, Mata Atlântica e energia. Tudo no parque é muito bonito e legal”, elogiou.

De acordo com o idealizador do evento e coordenador de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Sérgio Barcellos, a proposta é conscientizar alunos da rede pública e visitantes sobre a necessidade de preservação de recursos naturais como água e Mata Atlântica. “Estamos satisfeitos com a parceria com a Secretaria de Educação, com o apoio da Agenda 21, de Furnas Centrais Elétricas e pela adesão dos grupos da melhor idade”, ressaltou.

Na IV Maratona Ecológica do Parque Municipal Atalaia, o público tem acesso a trilhas ecológicas e à exposição de espécies da fauna local. Palestras sobre assuntos como a Bacia de Macaé, meio ambiente, importância da água e da energia, também estão na programação. Uma das etapas que despertou a atenção foi a apresentação da “casa de energia”. Uma equipe de Furnas mostrou todos os ambientes de uma minimoradia e abordou a importância da economia da energia e do fim do desperdício.

Além disso, os visitantes recebem orientações sobre a subestação de Iriri, empreendimento de Furnas que está em fase de conclusão, na antiga estrada Macaé- Glicério, com o objetivo de possibilitar um melhor atendimento à crescente demanda de energia, decorrente das atividades petrolíferas na região.

Parcerias

Durante todo o dia, crianças e adultos fazem parte de oficinas ambientais ministradas pelas equipes de Furnas Centrais Elétricas, Grupo de Apoio Interdisciplinar à Aprendizagem (Gaia) e Agenda 21. Entre as unidades da rede municipal participantes da programação estão os colégios Pedro Adami, Raul Veiga, Dolores Rodrigues, Eraldo Mussi, José Calil Filho, Coquinho, Neuza Brizola e Angélica Benjamim, além do Colégio Estadual Luiz Reid. Também fazem parte da lista de visitantes o Peti da Fronteira, grupos da Melhor Idade Amor e Casa do Caminho, além do grupo jovem da Nova Holanda.

A Agenda 21, que nasceu na ECO 92, no Rio de Janeiro, com documento assinado por 179 países, visa estabelecer uma parceria entre governos, empresariado e sociedade civil organizada, para que, em conjunto, promovam e alcancem o desenvolvimento sustentável. Em Macaé, o Programa Agenda 21 foi criado em 2002, através da Lei Municipal nº. 2198.