Estudantes de Macaé e da região conheceram a Cidade Universitária

07/06/2010 08:45:29 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Arquivo Secom

Estudantes do Ensino Médio das redes pública e particular de Macaé e região tiveram a oportunidade de conhecer a Cidade Universitária

Estudantes do Ensino Médio das redes pública e particular de Macaé e região tiveram a oportunidade de conhecer, na semana passada, 02, a Cidade Universitária. Foram contemplados 600 alunos que participaram de palestras informativas de cada curso oferecido no município. O objetivo principal desse projeto é ajudar na escolha profissional dos jovens. A Cidade Universitária recebeu alunos de Macaé, Campos, São João da Barra e Quissamã.

Cada palestra teve a duração de 20 minutos e os estudantes conheceram a grade curricular de cada um dos 12 cursos, e receberam a orientação sobre a área de atuação da profissão correspondente.

Como por exemplo, quem vai optar pela profissão de nutricionista, saiu da palestra com informações importantes que esse profissional é responsável pelos cuidados e higienização de restaurantes, creches, escolas, prescrição de dietas, entre outras responsabilidades. Poderá também atuar em Políticas Públicas e ainda ministrar aulas.

Para a secretária municipal de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia, o projeto “Conhecendo a Cidade Universitária” cumpre um das propostas da gestão que é a democratização do ensino desde a Educação Básica até o Ensino Superior. “Neste ano, além dos estudantes do terceiro ano do ensino médio de escolas públicas municipais, estaduais, particulares e do pré-vestibular social de Macaé, recebemos alunos dos municípios de Campos dos Goytacazes e de Barra de São João, comprovando que Macaé já é a cidade do conhecimento”.

De acordo com informações de umas das integrantes da equipe organizadora da atividade, Edna Gaspar, os estudantes foram divididos em grupos distribuídos em algumas salas da universidade.

- Os alunos conheceram de perto como funcionam os 12 cursos oferecidos pela universidade. Na Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), o aluno poderá prestar vestibular para os cursos de Administração, Sistema de Informação e Engenharia de Produção, acrescentou, acrescentando que os estudantes conheceram também os cursos oferecidos pela Universidade Federal Fluminense (UFF), que possui os cursos de Administração, Direito e Ciências Contábeis.

Os cursos oferecidos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), também despertaram a atenção dos estudantes. O campus em Macaé oferece os cursos de Biologia, Farmácia, Química, Enfermagem, Medicina e Nutrição.

Conhecimento precioso - Para o estudante do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular, Nicholas Peixoto, de 16 anos, todo conhecimento adquirido nas palestras foi bastante “precioso”.

- Acho importante que os alunos conheçam o que a Cidade Universitária oferece, principalmente os laboratórios de medicina, química e biologia. Gosto muito da área de química e pretendo seguir essa profissão, disse com entusiasmo.
Já a estudante da rede pública de ensino, Juliane Silva, de 17 anos, que participou do projeto realizado no ano passado, elogiou a atividade realizada deste ano.

- Gostei muito da organização, da dinâmica e das palestras. Todas elas atenderam as minhas expectativas, mas estou certa que serei uma bióloga especialista em zootecnia, sonha.