Estudantes e grupos organizados visitam o Parque Municipal Atalaia

07/05/2009 11:46:00 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Arquivo Secom

O santuário ecológico é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intactas no estado.

Estudantes da Escola Municipal Joaquim Borges, da Nova Holanda visitaram nesta quarta-feira (6), o Parque Municipal Atalaia. Nesta quinta-feira (7), será a vez dos alunos do Ciep 454 do mesmo bairro e na sexta, que irá visitar são as crianças do Colégio Generino Teotônio de Luna, da Virgem Santa. O cronograma faz parte uma orientação do prefeito Riverton Mussi para tornar o santuário ecológico mais visitado e conhecido por quem mora e visita a cidade.

Desde que disponibilizou o Parque Municipal Atalaia, no início deste ano, para visitação dos macaenses e turistas, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semaurb) têm obtido excelentes resultados. O parque está se transformando numa verdadeira aula de educação ambiental, despertando o encantamento e a curiosidade dos visitantes.

De acordo com a bióloga Érica Dianne Steagall, coordenadora das Unidades de Conservação do Município, o parque tem recebido os mais variados grupos que são acolhidos por uma equipe de monitores ambientais (estagiários) e voluntários - alunos de biologia do Nupem, UFRJ, Uenf, Cederg e de Gestão Ambiental da Universidade Estácio de Sá, que atuam na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo.

- Durante este mês recebemos os alunos das escolas da rede pública de ensino municipal em visitação ao Atalaia. Há uma pequena palestra no auditório do parque e depois os alunos são levados a conhecer a trilha histórica que existe há mais de cem anos, onde a partir de um roteiro já estabelecido pelos monitores, os alunos podem aprender sobre diversos conceitos do ecossistema da Mata Atlântica de baixada, bem exuberante e preservada no Parque. Conceitos como "serrapilheira", "bacia hidrográfica" e "cadeia alimentar", entre outros assuntos são discutidos com os alunos, informou Érica.

Segundo o relato do monitores, os alunos são muito curiosos e atentos às explicações e alguns até reconhecem o canto de pássaros na mata por já terem vivido na região serrana e este conhecimento é muito valorizado pelos colegas e professores que logo já vão perguntando sobre outros sons característicos da região.

Localização e espécies encontradas - O Parque Atalaia está localizado a 27 quilômetros do centro de Macaé, possui 235 hectares, e é uma das poucas reservas de Mata Atlântica ainda intacta no Estado do Rio de Janeiro. O parque abriga remanescentes florestais de baixada do município. Jequitibá, vinhático, figueira, braúna, pau-d’alho, são algumas das espécies da flora encontradas no local. A fauna do Atalaia também é rica e mescla espécies comuns em sistemas abertos, como cachorros do mato, furões, lontras, macacos bugios, papagaios, tatus e gambás, e outras.

- O Parque Atalaia está aberto à visitação dos alunos da rede do ensino público e particular, e ao público em geral que queira desfrutar das belezas nativas daquela região. O Parque, juntamente com a Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana e a Mata da Bendizia, no distrito de Cachoeiros de Macaé, integram as Unidades de Conservação do município, aprovadas pelo Ministério do Meio Ambiente - esclareceu o secretário Maxwell Vaz, animado com as visitas.

No início da próxima semana quem irá desfrutar da beleza do local e adquirir mais conhecimento ambiental são os alunos dos colégios Eraldo Mussi e Generino. Está previsto também no calendário de visitação do parque, o dia 23, para os funcionários da UTE Norte Fluminense e seus familiares. A UTE (NF), através do licenciamento ambiental de suas atividades no município, possibilitou a construção da sede do Parque Atalaia, do auditório e do restaurante e contribuiu de forma expressiva para a sua implantação com a confecção do Plano de Manejo em 2002.