Estudantes e professores municipais recebem Prêmio Destaque Jovem 2013

29/11/2013 17:50:00 - Jornalista: Andréa Lisboa e Joice Trindade

Foto: Rui Porto Filho

Reconhecimento pelo bom desempenho nesse ano, emocionou professores, alunos e pais

Estudantes e professores que foram destaques municipais, estaduais e nacionais em diversas áreas de conhecimento foram homenageados em cerimônia na manhã desta sexta-feira (29), no auditório do Passo Municipal, com o Prêmio Destaque Jovem 2013. Durante o evento, o prefeito Dr. Aluízio destacou a importância da educação como principal meio transformador da sociedade.

“Agradecemos pela forma como vocês estão representando o município. Macaé tem sobre vocês uma grande expectativa e esperança”, disse Dr. Aluízio aos estudantes de 6º ao 9º ano das unidades de ensino da Rede Municipal de Educação presentes. O prefeito enfatizou que a Educação tem, acima de tudo, obrigação com a formação do cidadão e que o município busca ser um exemplo nesse tipo de processo educativo.

O Prêmio Destaque Jovem foi aberto pela exposição de telas de alunos de dez escolas da Rede com o tema “Diversidade Cultural”. Contou ainda com a apresentação da Banda da Semed (Secretaria Municipal de Educação), composta por instrutores de bandas escolares concursados. Eles interpretaram ‘Show das Poderosas’, de Anitta, e Billie Jean, de Michael Jackson , além de canções consagradas de Vitor e Leo e As Frenéticas conquistando aplausos entusiasmados dos estudantes que lotaram o auditório do Paço Municipal.

Entre os destaques na premiação estão vinte e quatro alunos que receberam medalhas de menção honrosa pela colocação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), mais dois, que conquistaram medalha de bronze, e um, de ouro. O estudante da Escola Estadual Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira, Maycon Gomes Moreno, de 13 anos, recebeu a medalha e o certificado da secretária de Educação, Lúcia Thomáz.

Também receberam medalhas alunos que se sobressaíram na Olimpíada Brasileira de Astronomia; pela produção do livro Carucango; pela produção de texto sobre o Estatuto do Idoso; no Programa Atleta na Escola; no Intercolegial de Atletismo do Rio de Janeiro; no Programa Mais Educação por colocação no Judô; no Concurso Jovem Inovador; na Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro e na Conferência Municipal Infanto-Juvenil de Meio Ambiente. Também houve homenagem ao professor pela criação do projeto Jogando Xadrez ao Pé da Serra.

Lúcia Thomáz agradeceu o empenho dos coordenadores pedagógicos da Secretaria e dos professores pela realização de uma educação transformadora e também aos estudantes. “Cada um de vocês é responsável para que Macaé cresça sempre. Vocês provam que é possível fazer bem e dar o melhor de si. Estamos tendo a oportunidade de destacar aqueles que se dedicaram às áreas de esportes, linguagem e pesquisa. Toda a rede municipal está de parabéns.Professores, diretores e alunos.”, ressaltou.

Emocionada, a subsecretária de Ensino Fundamental, Rosângela Lobo, o prêmio é a prova do compromisso dos professores, que com muita técnica e olhar diferenciado contribuíram em permitir que as unidades de ensino ofereçam ainda mais oportunidades.

Entusiasmados os coordenadores do Ensino Fundamental, Renata Alfradique e Sérgio Gonçalves falaram sobre o bom desempenho dos estudantes nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática, que é a maior do mundo e envolve quase a totalidade dos municípios do país. “Este resultado se deve ao comprometimento dos professores e ainda à reestruturação do Caderno de Orientações Curriculares (COC). Os conteúdos passaram a ter mais conectividade com outras disciplinas. Só temos que agradecer o empenho de todos. Gostaríamos que no próximo ano letivo, estes estudantes e outros novos alunos também ganhem medalhas”, pontuaram.

Apresentações musicais e contação de história pelo grupo HistoriArte da Secretaria de Educação foram intercaladas durante o evento que aconteceu das 9 às 17 horas. Estiveram presentes as subsecretárias de Educação, representantes da Coordenadoria da Igualdade Racial, além de diretores das escolas municipais Engenho da Praia, Escola Parque Maria Angélica, Ciep Leonel de Moura Brizola, Botafogo e Ivete Santana Drumond de Aguiar.

Já a musicalidade também ficou por conta do coral do Colégio Aplicação (CAp) e da banda “ Força Resultante” do Colégio Municipal Maria Letícia dos Santos Carvalho, que arrancaram aplausos e elogios do público. Presente, o vice-prefeito, Danilo Funke, parabenizou aos campeões. “ Os vencedores destas medalhas merecem muitas homenagens. Vamos continuar trabalhando em prol da qualidade de ensino para cada vez mais termos mais alunos com medalhas”, comentou.

Os diretores Luiziane Simões (Botafogo), Ivone Rodrigues ( Engenho da Praia) e Sebastião Menezes ( Ivete Santana) elogiaram a programação. “ Estamos felizes com os nossos alunos e sobretudo com o trabalho e profissionalismo dos professores. O reconhecimento destes estudantes é maravilhoso, e também o alcance da cidadania, ampliação de conhecimentos e formação integral, os alunos levarão para sempre”, assinalaram.

ALUNOS SE DESTACAM NAS ESCOLAS-

Eles receberam o prêmio Destaque Jovem 2013 e passam a ser reconhecidos em toda comunidade escolar como verdadeiros exemplos. É o caso do aluno Carlos Arthur da Silva Santos, que mal conseguia falar depois que recebeu a medalha e menção honrosa por conta da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP). “ Estou muito feliz. Agradeço aos meus professores e diretores pelo apoio”, disse o morador do Frade, que estuda no Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar. Da mesma opinião é a aluna da mesma unidade Joice Cristina de Andrade, que integra a turma responsável pela produção do livro premiado Carucango.

A emoção não só tomou conta dos alunos, mas dos pais. Foi o caso da aluna Joice Picoto, de 16 anos. A aluna do Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão recebeu a medalha e agradeceu o apoio da mãe, Maria Madalena Picoto e professora , Andrea de Melo. “ Pensei nos direitos dos idosos e produzi o texto. Nunca imaginei em ganhar o prêmio do Estatuto do Idoso. Quero escrever e participar de mais concursos”, disse a moradora da Ajuda de Baixo.

Moradora do Novo Botafogo, a judoca Aline de Oliveira , 16 anos, comentou que pretende se dedicar ainda mais ao esporte. “ Nossa equipe conta com 29 alunos. Todos fizeram bonito na Copa Roberto Mesquita e Caxiense de Judô. Estou muito honrada”, contou.

Com o sonho de ser professora de Educação Física, a aluna do Colégio Municipal Engenho da Praia, Andresa Vieira, de 17 anos, fez questão de agradecer o apoio de todos os atletas. Ela acumula títulos da modalidade de salto em distância e confessou que deseja entrar para federação de Atletismo de Macaé. “Amo esportes, também me dedico ao hóquei, vôlei, natação e atletismo. Meus pais e professores são meus maiores incentivadores”, pontuou.

Relação dos premiados do Destaque Jovem 2013


Fotos Relacionadas