Estudantes e profissionais de enfermagem discutem ética durante encontro

30/05/2008 14:25:45 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Tendo como prática diária a arte de cuidar, os profissionais de enfermagem da região se reuniram na noite de quinta-feira (29), no auditório do Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho (Macaé Centro) para a abertura oficial das comemorações pela semana de Enfermagem. O II Simpósio Municipal de Enfermagem de Macaé e o IX Encontro de Enfermagem Intermunicipal promovido pela secretaria Especial de Saúde em parceria com diversos órgãos e instituições. O evento prossegue durante toda a sexta-feira (30) e sábado (31).

Na ocasião o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha - que representou o prefeito Riverton Mussi - falou sobre a importância da construção de uma política pública de saúde equânime e resolutiva através de uma equipe multidisciplinar. “Todos são importantes na recuperação e atendimento do paciente e os profissionais de enfermagem do município estão de parabéns na sua atuação. No ano de 2007, foram coletados 10 mil exames preventivos e realizadas 40 mil consultas pela equipe de enfermagem”, frisou.

Atualmente, cerca de 1.700 profissionais de Enfermagem atuam em Macaé, distribuídos entre o Hospital Público Municipal (HPM), a Petrobras, nas unidades da rede pública de Saúde e privada. Na área de atuação, a saúde municipal obteve um ganho entre os profissionais. A carga horária do técnico e do auxiliar de Enfermagem que trabalham na área da emergência, foi reduzida de 30 horas para 24 horas semanais. Este foi um ganho importante para os profissionais da saúde pública do município.

O presidente da Câmara Municipal de Macaé, Eduardo Cardoso lembrou que a ausência do prefeito era por um bom motivo: o reconhecimento de sua boa administração. “Sempre promovendo ações que visam o crescimento do município de forma independente dos royalties do petróleo”, disse acrescentando que Macaé foi um dos destaques na entrega da Certificação Internacional Município e Cidadania, na categoria 100 melhores prefeitos da América Latina.

O certificado, concedido pela Associação Nacional de Municípios Produtores (Anamup), foi baseado no crescimento econômico de Macaé nos últimos três anos. “O município apostou em novas formas de aumentar a arrecadação tributária”, completou Eduardo elogiando pelo evento o coordenador municipal de Enfermagem, Luciano Ferreira e a comissão organizadora.

Luciano falou da importância de promover um evento científico onde a ética é o tema central. “Tempos atrás, quando se falava em ética em Enfermagem, logo associávamos a idéia de sigilo profissional, respeito à privacidade e aos direitos do paciente, mas a realidade contemporânea da Enfermagem, o termo ‘ética’ alcança outra proporção, abrangendo questões de relação profissional com o paciente, com familiares de pacientes, com equipe de trabalho (interdisciplinaridade), com a instituição, com meio ambiente e comunidade e consigo mesmo”, destaca.

Presente na solenidade de abertura, o presidente do sindicato dos enfermeiros do Rio de Janeiro, Pedro de Jesus Silva, ressaltou a importância da educação continuada através de eventos como o realizado no município, além de enfatizar o trabalho da enfermagem. “O saber nunca é pouco, principalmente para a enfermagem que hoje representa a maior força de trabalho na saúde. Ter escolhido a ética como tema principal deste evento é providencial, pois a ética é o pilar do profissional de enfermagem”, comentou.

Atuando sempre em parecia com a coordenação de Enfermagem de Macaé, a fiscal da subseção Cabo Frio do Conselho Regional de Enfermagem, Cátia Marins, destacou o espaço de discussão de diversos assuntos durante o evento.

- Na visão da comissão organizadora do evento da qual faço parte, a ética pautada como tema central deste encontro não foca apenas o lado profissional, mas sim que a ética seja no compromisso e na responsabilidade social, fazendo com que o profissional cumpra o seu papel de cidadão, destacou.

Este ano, a novidade do evento são os espaços alternativos como o cantinho da poesia, barraca de pôsteres com os trabalho dos alunos da universidade Veiga de Almeida e o Espaço Zen, com massagens.

Também participou do evento a presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, Rejane de Almeida que representou o presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Nery. A palestra de abertura foi proferida pelo professor da Unicamp, Dr. Mauro Antônio Pires que falou sobre “A ética na realidade contemporânea da enfermagem”.