Estudantes se preparam para a 5ª Olimpíada Brasileira de Matemática

13/10/2009 11:44:56 - Jornalista: Joice Trindade

Estudantes da rede municipal de ensino estão se preparando para a segunda fase da 5ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A prova discursiva vai acontecer no dia 24, das 13h às 17h, nas unidades de ensino cadastradas.

Participam da olimpíada estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais. Divididos em três níveis de acordo com o grau de escolaridade, eles concorrem a prêmios.

Os alunos matriculados nos 6º e 7º anos do ensino fundamental formam o nível 1. Estão no nível 2 os do 8º e 9º anos, enquanto o nível 3 é composto por alunos do ensino médio.

A OBMEP é realizada em duas fases, sendo que a primeira consiste na aplicação de prova objetiva (múltipla escolha). Na segunda fase, prevista para este mês, a prova será discursiva. Para essa fase, irão se classificar 5% dos alunos inscritos pelas escolas, em cada nível, com melhor desempenho na 1ª fase.

De acordo com a secretária de Educação, Marilena Garcia, a integração dos estudantes de Macaé em programações como esta é a prova que a Secretaria de Educação trabalha para oferecer ensino público de qualidade e acessível a todos. “A Educação é o mais importante do poder público. Mais que isso: é um direito de todos os cidadãos”, frisa.

Para a coordenadora de Matemática do 6º ao 9º ano de escolaridade, Norma Tanus, por causa da Olimpíada de Matemática os estudantes se empenham mais e aqueles que são classificados se tornam referências para os outros. “Esta é uma oportunidade para desenvolver as potencialidades dos estudantes”, diz.

Ela destaca que o estímulo do concurso vai muito além da premiação, valorizando o ensino da matemática, o comprometimento do aluno e a função do professor. Outro aspecto considerado pela coordenadora é a integração promovida pelo concurso. “A olimpíada colabora para que alunos e professores de todas as instituições de ensino conheçam a realidade da rede pública e passem a pensar na educação como forma de transformação social”, comenta.


Olimpíada - A OBMEP foi criada com o objetivo de estimular o pensamento matemático dos alunos, contribuindo para a sua formação. Nesse sentido, o concurso utiliza práticas que incentivam as habilidades lógicas, a criatividade e a sociabilidade dos alunos participantes.

A 5ª Olimpíada é uma promoção do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência e Tecnologia, em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), responsáveis pela Direção Acadêmica.

Os participantes que obtém melhor colocação nesta última etapa recebem medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificado de menção honrosa. Já os professores dos estudantes premiados ganham uma bolsa do curso de Aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura, em que serão ministradas palestras e oficinas.

As escolas dos alunos vencedores são contempladas com kits pedagógicos dotados de TV, DVD, livros para a biblioteca básica das disciplinas de Matemática e Ciências. A organização do evento também premia uma Secretaria de Educação da região com troféu.

Premiação da 4ª Olimpíada - Em 1º de outubro, dois alunos do 8º e 9º anos de escolaridade da rede municipal de ensino que fizeram parte da 4ª Olimpíada de Matemática ganharam medalhas de bronze. Foram eles Otávio de Azevedo de Oliveira do Colégio Municipal Cláudio Moacyr de Azevedo e Jonas Pereira da Silva do Ciep 455 Municipalizado Maringá. Além disso, 16 estudantes de Macaé entre os 6º ano ao Ensino Médio ganharam menção honrosa.O evento, que aconteceu na sede da Coordenadoria Regional de Educação, integrou vários municípios da região.