Estudantes universitários fazem campanha de prevenção do AVC

25/11/2009 09:17:55 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Ana Chaffin

Objetivo do projeto é promover a interação dos alunos com temas de interesse da saúde pública

Doze estudantes dos cursos de Biologia e de Farmácia da UFRJ, campus Macaé, apresentaram na terça-feira (24), no Shopping Plaza Macaé, seu projeto de extensão “Neurociências”, sobre a prevenção do acidente vascular cerebral (AVC). Os alunos esclarecem as dúvidas da população e dão dicas para uma vida mais saudável. Essa integração entre a universidade e a população é uma das diretrizes da instituição e uma das metas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para o ensino superior.

Para o pós-doutor em Neurociências pela Fiocruz/UFRJ e professor dos cursos da área de saúde da UFRJ/Macaé, Wagner Baetas-da-Cruz, que coordena o projeto, o modelo de formação profissional desenvolvido no município beneficiará a população. “A atual tendência científica é a multidisciplinaridade. Esse formato que agrega vários professores de áreas distintas com o mesmo propósito de formação de profissionais e o contato multiprofissional terão um reflexo positivo na saúde da população”, afirmou.

O objetivo do projeto, que tem como slogan “Conhecer e prevenir para viver bem”, é promover a interação dos alunos com temas de interesse da saúde pública, aqueles que têm um impacto na saúde da população com reflexos sócio-econômicos. “Esperamos que eles se formem comprometidos com esses temas”, disse o professor, ressaltando que os estudantes estão atualizados sobre o assunto.

O AVC, no Brasil, é a primeira causa de morte, superando inclusive o câncer e as doenças cardíacas, e é a segunda maior causa de óbitos e de incapacitação no mundo. “A maioria dos pacientes que apresentam AVC morrem em um ano”, alertou o neurocientista.

O projeto de extensão será estendido a outros pontos do município no próximo ano, levando à população algumas dicas: evitar alimentos industrializados, salgados, fritos e doces em excesso; consumir gorduras com moderação; comer bastantes legumes e verduras, além de fazer exames periódicos de colesterol e aferição da pressão arterial e principalmente evitar álcool e fumo.

Wagner alerta para o estresse, também associado a muitas doenças. Ele recomenda exercícios físicos, contato com a natureza e dá outras sugestões “Sair mais cedo de casa para evitar os horários de pico do trânsito e organizar sua agenda para que consiga cumprir todas as suas tarefas, delegando prioridades, o que diminui a sensação de trabalho acumulado ou de fracasso”. Segundo ele, bons hábitos de vida são fundamentais para boa condição de saúde agora e no futuro.

A estudante do 8º período de Ciências Biológicas, Morgana Junger, valoriza os trabalhos multidisciplinares de extensão “O contato com as pessoas contribui para nossa formação. Elas trazem suas dúvidas que estimulam a pesquisa e assim nos aprofundamos mais”, disse. Também integram o projeto os docentes da UFRJ/Macaé Juliana Raimundo e Michele Muzitano, além dos externos Eliane Rocha e Mara Campos.