Estudantes visitam Expo Flores

22/09/2008 18:00:49 - Jornalista: Cesar Dussac

Os alunos da Escola Municipal Professora Maria Letícia Peçanha, de 1º ao 5º ano do ensino fundamental, visitaram nesta segunda-feira (22) a Expo Flores, armada na Praça Veríssimo de Melo, acompanhados das professoras e da diretora adjunta Renata Arantes

Segundo Renata, as crianças fizeram muitas perguntas aos vendedores especializados sobre características de flores e plantas. “Todos ganharam um mini vaso com crisântemos. Durante a preparação para a feira de ciências, fizemos com eles um trabalho sobre germinação, o que naturalmente motivou a curiosidade dos alunos”, informou.

Após a visita, todos queriam falar sobre o que viram. Alunos do 2º ano, em sua maioria com oito anos de idade, foram porta-vozes das impressões gerais.

Gabriel dos Santos Dias foi o primeiro a falar. “Gostei muito. Achei muita beleza. Vou pedir a minha avó para comprar mais um jarrinho de crisântemo”, disse. Danilo Johnson, também estava encantado. “A professora ensinou que nós estamos na primavera. Gostei de tudo, mas gostei mais do cactus, do que tem flor e do que não tem”, ressaltou. Gabriel Maforte disse que gostou das plantas e das flores. “Gostei de tudo, mas gostei mais daquela planta parecida com árvore de Natal”, disse. Gabriel se referia a um pinheirinho anão.

“A exposição está muito bonita e trouxe mais vida para a praça. Prefiro as flores amarelas como o girassol e a margarida”, disse Ana Clara Vieira. “A praça já é bonita. Com a exposição, ficou mais bonita ainda. Gosto mais das flores vermelhas, porque vermelho é a cor do amor”, observou Sara de Azevedo, sete anos. “Vou colocar as flores que ganhei no meu quarto”, disse Aryenne Gonçalves, enquanto abraçava seu jarro de crisântemos brancos.

A presidente do Lions Clube, Nilma Moura, falou a respeito da visita das crianças.

- Criança é vida e, entre as flores, representa ainda mais vida, mais alegria. A permanência delas aqui, hoje, trouxe tudo de bom para nós, do Lions, para todos os que estão trabalhando nesta exposição e para os visitantes em geral. A visita dessas crianças nos dá ânimo para esperar dias mais movimentados na exposição”, observou.

Nilma acredita que o movimento ainda vai crescer. “O mau tempo, a chuva do fim-de-semana prejudicou um pouco o movimento. Mas, nesta manhã, já identificamos uma recuperação que, acreditamos, irá num crescendo. O movimento não está ruim, mas ficará melhor. Nos anos anteriores, armamos a exposição na última semana de setembro, contando inclusive com o dia da secretária (30), e avançamos na primeira semana de outubro. Este ano, devido às eleições, isso não foi possível. Mas, acreditamos que as crianças das escolas que têm nos visitado vão influenciar suas famílias para virem à exposição. Lembramos à população que 20% do que for apurado será destinado ao Lions para doações a instituições de assistência social e filantropia de modo geral”, concluiu.