Estudantes visitam Incubadora e se inteiram sobre cooperativismo

25/06/2007 17:55:28 - Jornalista: Equipe Secom

Alunos da Escola Municipal Maria Letícia, no Novo Cavaleiros, visitaram na sexta-feira (25) a Incubadora de Cooperativas em busca de conhecimentos sobre cooperativismo. Os estudantes estão realizando pesquisa sobre os diversos tipos de comércio e cooperativas desenvolvidos desde a Idade Média até a época atual.

O secretário de Trabalho e Renda, Claudio Bogado, elogiou a iniciativa da escola por estimular nos alunos o interesse pela pesquisa.

- É muito importante esta formação para os estudantes, além de servir de exemplo para que outras escolas e instituições ajam da mesma forma. A comunidade deve pensar na Economia Solidária como uma alternativa viável de geração de trabalho e renda, falou Bogado.

A gerente da Incubadora de Cooperativas, Aline Azeredo Barbosa, também comentou a visita dos alunos. “É uma ação importante para os alunos se interarem sobre a Economia Solidária e o cooperativismo. Por outro, é também gratificante para nós da Incubadora estar contribuindo para o conhecimento dos alunos”, destacou Aline.

A pedagoga da Incubadora de Cooperativas, Dilma Simões, considera importante o entrosamento entre as secretarias de Educação e de Trabalho e Renda, que alia teoria e prática à vida estudantil, através de visitas como a realizada à Incubadora.

Na conversa com os alunos, a presidente da Cooperativa de Costureiras de Macaé – CoopCom, Ana Rosa Simões, explicou que a união do grupo propiciou às artesãs cooperadas uma alternativa de geração de renda a partir da produção própria. Os estudantes também visitaram a Cooperativa de Garçons de Macaé – Coopgam e percorreram os diversos setores da Secretaria de Trabalho e Renda – Semtre, conhecendo os programas de incentivo ao desenvolvimento e capacitação dos trabalhadores.